terça-feira, 11 de março de 2008

Bolo de iogurte com limão e sementes de papoila


A minha amiga Sofia partilhou comigo várias das suas receitas. Entre elas estava a de um bolo de iogurte, que já fiz várias vezes, mas que nem chega a sobrar para tirar foto.

Depois de ver nos EUA, em vários Starbucks, fatias de bolo com sementes de papoila, assim que cheguei usei a receita base do bolo de iogurte da Sofia e adicionei-lhe raspa de limão e sementes de papoila. A experiência resultou muito bem. Quem prova o bolo acha imensa piada às bolinhas pretas estaladiças que aparecem. O que são? - perguntam logo.


Ingredientes:
1 iogurte natural
6 ovos
3 copos de iogurte de açúcar
3 copos de iogurte de farinha
1 copo de iogurte mal cheio de óleo
2 colheres de chá de fermento em pó
Raspa de limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila


1. Bater as gemas com 2 copos de açúcar.

2. Adicionar o iogurte, o óleo e a raspa de limão.

3. Bater as claras em castelo bem firme e juntar 1 copo de iogurte de açúcar.

4. Adicionar as claras ao preparado anterior, alternadamente com a farinha e o fermento em pó.

5. Por fim, juntar as sementes de papoila ao preparado.

6. Levar ao forno, pré-aquecido a 185ºC, em forma untada com margarina e polvilhada com farinha, durante 4o minutos. Antes de retirar do forno verificar a cozedura com a ajuda de um palito.


Este bolo fica muito saboroso. As sementes de papoila dão-lhe uma textura muito agradável. Obrigada Sofia por teres partilhado comigo esta receita. Espero que não te importes destas pequenas alterações.

48 comentários :

Anónimo disse...

Eu adoro as pequeninas sementes de papoila com o seu leve travo a avelã...e o seu bolo acabou de me fazer de suspirar de apetite agora que acabei de tomar o meu cafezinho...

Elvira disse...

Há tempos que ando para testar esse bolo. Esse parece-me perfeito. :-)

Beijinhos.

Laurinha disse...

Um bolinho assim, gostoso, é sempre bem-vindo!
Beijinhos,

Natércia Ramalho disse...

Bem eu digo todos os dias o mesmo já não faço mais bolos mas anda a rodar essas sementinhas que acho que tenho mesmo que fazer só mais este prometo que não vou fazer mais adorei um beijo. Natércia:))

risonha disse...

eu também ando completamente rendida ás sementes de papoila... adorei esta receita. um bolo de iogurte bem original

Anónimo disse...

esse bolinho tem um aspecto bem fofinho e o limão deve dar-lhe um toque muito bom..mas não sei é onde se compram as sementes de papoila , que lhe dão um ar diferente e divertido quanto a mim..

Marizé disse...

Adoro sementes, e as de papoila têm a vantagem de ficar bem no doce e no salgado.
A textura que conferem é realmente surpreendente para quêm não conhece.
O bolo está lindissimo e com ar de delicia.

Beijocas

Nysa disse...

já tenho visto esse bolinho por aí e ainda nao tive tempo de o fazer. o teu ficou muito bom, vê-se nas fotos como está fofo e perfeito. beijocas

Anónimo disse...

Olá parabéns pelo seu blog, que visito frequentemente e do qual já fiz algumas receitas sempre com um óptimos resultados.O bolo tem um aspecto delicioso, gostava imenso de poder experimentar, mas não sei onde posso comprar as sementes de papoila, já tenho procurado em alguns supermecados mas nunca consegui arranjar. Se me puder dar essa informação fico muito grata.

Obrigado

Margarida

Mallory Elise disse...

Olá eu amo teu blog. Desculpe me eu não falo português! Mais je suis en train de prendre la langue. Je toujours lis votre blog, c'est incoyable car j'adore la cuisine português, et seus fotos são fantásticas--les oranges avec le boeuf...wow. Eu ir a Portugal em Abril para uma duração de 9 dias. Je cherche bacalhau!!

Eu tenho uma pergunta--"bolos de Berlim" sont-ils une vraie recette português? Je ne les peux pas trouver!

obrigada,
-Leitor com um dicionário

Laranjinha disse...

Margarida,
encontras as sementes de papoilas em lojas de produtos naturais, tipo Espiral ou Celeiro.

Beijinhos,

Isabel (pipoka) disse...

Eu também sou fã dessas sementinhas crocantes que dão um toque delicioso aos bolos.

bjs

anna disse...

Amanhã a minha colega Cris faz anos e vou levar este bolinho para a escola... tem um ar delicioso!
Beijocas.

Anónimo disse...

Adorei as alteracoes que fizeste 'a receita! Tenho que experimentar a tua versao melhorada!

Quando quiseres mais receitas avisa. Beijos.

Anónimo disse...

Muito obrigado por ter respondido à minha questão. Este fim de semana vou experimentar e tenho quase a certeza que aqui em casa vamos gostar bastante.

Bjs

Margarida

Anónimo disse...

Nunca experimentei cozinhar sementes de papoila mas a avaliar pelo aspecto desta receita, fiquei tentada! :)

Sandra B.

Maria Lua disse...

Obrigado mais uma vez!
Fiz a tua receita, que ficou perfeita, e divulguei no meu blogue na rubrica culinária.
Uma verdadeira delícia!
Desejos de uma Páscoa feliz.
:-)

Reflexos disse...

Bom dia,
Eu e um grupo de amigos adeptos das máquinas de fazer pão, criamos um Blog dedicado a receitas de pão.
Neste momento estamos com um problema logistíco: não sabemos onde comprar semente de papoila. Pode-nos dizer onde compra?

Obrigada e se quise espreitar o nosso Blogue, o endereço é:
www.so-pao.blogspot.com

Reflexos disse...

Olá,

Encontrei as sementes de papoila no Continente na zona da alimentação natural.
Para quem estiver interessado tem também sementes de girassol, de sésamo, pevides de abóbora...é da marca 'Seara'.
Obrigada por nos ter visitado.

Isabel (pipoka) disse...

agora que já provei posso dizer com toda a certeza: uma maravilha! Está aprovadíssimo!

bjs e não te esqueças de pôr a mousse no frigorífico ;-)

Laranjinha disse...

Pipoka,

mousse? Qual mousse? O Ricardo nem lhe deu tempo! ;)

Beijinhos,

disse...

que lindo...
já copiei, agora que finalmente encontrei as sementes tenho k as gastar né?

Anónimo disse...

Nao so nao me importo nada como me sinto muito honrada por ver a minha receitinha tao melhorada e no grande CincoQuartos! Beijos. Sofia

Rute Jacinto disse...

Olá laranjinha, já fiz e ficou delicioso. O meu pequenino adorou. Obrigado.

Laranjinha disse...

Olá Rute,
muito obrigada.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Fiz o bolo e foi um sucesso. Difícil mesmo foi encontrar as sementes de papoila, procurei em vários supermercados e só as encontrei na loja Celeiro. Reparei que, uma das tags desta receita é "óleo de amendoim". Fica melhor com esse? Eu fiz com o óleo vegetal Fula.
Nunca tinha comido nenhum bolo com as sementes de papoila e adorei o resultado crocante! Obrigada pela partilha!
Sara

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer tempo de cozedura e temperatura ? Obrigada . Li

Anónimo disse...

Adorei o bolo, muito leve e delicioso!!! Obrigada. Vivi.

Unknown disse...

Fiz com cobertura de mascarpone e natas e ficou delicioso. Obrigada pela receita!

Ana luis disse...

boa tarde as sementes de papoila encontram se no pingo doce jumbo continente

Maria disse...

Adoro... mas fiz algumas alterações, fiz com açucar amarelo, farinha integral e oleo de coco. Adorei, principalmente o facto do o oleo não ter deixado qualquer travo. Recomendo..... bjs

Vivian disse...

Olá,poderia me dizer a medida do copo de iogurt.Obrigado!

Diana Matias disse...

Bom dia!

Que nostalgia me traz esta receita.
Há um par de anos em Londres em cafés tipo Starbucks provei queques de limão com sementinhas de papoila. Adorei, adorei!
E agora,através deste blogue tenho a oportunidade de experimentar algo parecido. Nhami...

Carla Guia disse...

Olá,
estou super fã das suas receitas e dos deliciosos textos que acompanham :). Ontem experimentei este maravilhoso bolo mas ficou "Enqueijado :(. De qualquer forma desapareceu. O que terei feito de errado ?

Laranjinha disse...

Carla,
pode ter sido batido demais, por exemplo.
Quando se junta a farinha com as claras é só mesmo envolver. Costumo tirar o soro do iogurte. O copo de óleo, é mesmo mal cheio. Uso os ovos à temperatura ambiente.
É experimentar novamente. Fica um bolo muito bom.

Anónimo disse...

Muito bom , mas apenas coloquei um copo de açúcar e troquei as sementes de papoila, por chia porque era o que eu tinha

Tia Joni disse...

Posso usar azeite em vez de óleo, na mesma quantidade?

Unknown disse...

Por favor adoraria fazer este bolo mais aqui em Brasilia não encontro semente de papoula para comprar, me de uma luz por favor e acredite já procurei em todos os lugares um grande beijo

Unknown disse...

a onde voce com seguiu comprar ja procurei e não acho, me de uma luz por favor

Unknown disse...

pingo doce e uma loja, estou em brasilia vc tem um emal para me dar

Suzana disse...

Bom dia Laranjinha,
De facto parece muito bom e fácil!
Muito obrigada por partilhar a receita e também à amiga que a cedeu��.
Para quem não encontra as sementes deixo como sugestão o hipermercado Jumbo,(na zona de Lisboa). É possível que se encontrem na zona de sementes e chás avulso ou na área de produtos naturais.

Unknown disse...

Adoro esse bolo. A semente de papoula eu compro em Brasilia na La Palma 405 Norte.

Unknown disse...

Olá! Posso usar sementes de chia no lugar da papoula?

Laranjinha disse...

Olá,
para este bolo não recomendo a chia.
Poderá fazer o bolo sem sementes.

lucia disse...

Fiz o bolo e usei iogurte grego. Como não tinha sementes de papoila usei sementes de sésamo. Ficou delicioso e fofinho.

Anónimo disse...

Nossa que tamanho é esse bolo??

Laranjinha disse...

Olá,
fica um bolo grande.
Fiz numa forma de bolo inglês de 30 cm.

Anónimo disse...

Apaixonada pela perfeição deste bolo.💛