terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Alguns dias em terras algarvias

Hoje parto para Lisboa. A minha vinda de fim-de-semana prolongou-se até hoje, aqui por terras algarvias.

No domingo almoçámos em casa. A joana fez jaquinzinhos fritos. A acompanhar um arroz de tomate e salada de alface e tomate.

Aos anos que já não comia jaquinzinhos fritos. Houve uma altura em que a minha mãe costumava fazer este prato. Ou com os carapauzinhos ou então com as petingas. Adorava comer estes peixinhos até mesmo só com pão. O pão ia absorvendo a gordura e era muito saboroso. Como são peixes muito pequenos comem-se mesmo assim, nem nos preocupamos em tirar as espinhas ou a cabeça. Entretanto, o hábito do peixe frito tem-se vindo a perder, quer seja nos restaurantes quer seja nas nossas casas.

O peixe foi temperado de véspera com sal. Colocou-se a frigideira ao lume com óleo. Antes de colocar o peixe a fritar, envolveu-se em farinha de trigo.

À tarde fomos passear ao castelo de Paderne e visitámos as piscinas naturais de Alte. Jantámos no restaurante Borda d´Água na praia da Oura. Escolhi Choquinhos à Algarvia e para sobremesa um bolo de chocolate com gelado. O vinho escolhido foi Terra d´Ossa. O restaurante é muito elegante, tem uma decoração moderna e fomos muito bem recebidos.

Vista da baixa de Albufeira.

Chaminé com ninho de cegonhas que se vê no centro de Albufeira.

Ontem, durante o dia andámos por Albufeira. A última vez que me lembro de ter cá passado férias foi há uns 20 anos, talvez. Na altura vim com a minha turma da escola secundária acampar. De Albufeira lembrava-me de muito pouco. Recordava-me de um túnel que fazia a ligação de uma rua movimentada, com lojas, até à praia, muitos turistas, especialmente ingleses. Os restaurantes e os bares eram especialmente direccionados para os turistas.

Albufeira cresceu, continua voltada para o turismo, a baixa junto ao mar está muito diferente do pouco que eu me lembro. Encontramos um elevador para a praia e uma escada rolante. O túnel de que me lembrava ainda existe.

Exposição de vinhos nas lojas da especialidade.

Ao final do dia passámos pela praia da Falésia e pela Marina de Vilamoura. Jantámos na pizzaria Nosolo e no final passámos pela Geladaria Veneza. Estar de férias e na companhia de amigos é muito bom.

15 comentários :

Teresa disse...

Achei piada ao teu fim de semana, vi o primeiro post em que falavas do mercado de Albufeira, por ser quase "vizinha". Digamos que o Castelo de Paderne fica aqui muito perto e o mercado de Albufeira é onde me abasteço. Recomendo a banca do peixe ao fundo à direita, com um peixeiro grande, feio, cheio de cachecóis do Benfica mas extraordináriamente simpático, que tem a melhor caldeirada do Sul. Escolhes os peixes que queres de uma enorme e estranha variedade e ele corta-os e arranja-os à tua frente.
Um pequeno reparo àos jaquinzinhos. Aqui no Algarve cortam-lhes a cabeça antes de os fritarem, mas eu continuo a sguir a receita lá de cima porque, para além de gostar das cabeças, faz-me impressão ver assim o peixe.

Anónimo disse...

Em casa dos meus pais ainda se comem jaquinzinhos fritos com arroz de tomate, sempre que eles aparecem na lota ou nas peixeiras pela cidade. É das coisas mais apreciadas. Só tentamos é não comprar dos mais pequenos, porque a sua pesca é proibida, por pôr em risco a espécie. É dos peixes fritos que me sabe melhor, sobretudo no Verão!

Beijoca *
Mariana

Rivera disse...

Uma escada rolante para ir para a praia... uau! que chique LOL

Também gosto muito de petinga frita, mas confesso que a última vez que comi foi há 4 anos atrás, quando estive um mês em Aveiro.

ameixa seca disse...

Por incrível que pareça, nunca fui ao Algarve. Não conheço! Mas tenho cada vez mais curiosidade. Como não gosto de praia nem de calor, terei que ir numa altura destas, assim como tu fizeste! Adoro peixe frito, principalmente se der para ser comido inteiro sem ter que separar as espinhas :)

Teresa disse...

Ameixa, o conselho de quem por aqui vive há meia dúzia de anos é que nunca mas nunca venhas ao Algarve no Verão. A melhor altura é mesmo esta.

ameixa seca disse...

Pois é Teresa, eu já sabia disso. O meu pai esteve há uma semana em Albufeira e diz que estava tão sossegadinho, que até dava vontade de lá estar mais tempo :)

argas disse...

Foi um passeio lindo...muito tradicional, a aproveitar do melhor que o Algarve tem :) Eu vou lá mensalmente...mas em passeio, só fui há muitos anos...

sandra santos disse...

por incrível que pareça,vivo a cerca de 20 minutos de albufeira,mas ha tanto tempo que não vou para la, que nem sabia da existência das escadas rolantes. assim é muito melhor pois subir e descer essas escadaria para ir para a praia era um o....
espero que as ferias tenham corrido bem, eu também adoro os jaquinzinhos e as petingas.. e as sardinhas albardadas!!!!

Teresa disse...

(eu vivo à mesma distância e também ainda não vi as escadas rolantes. São na praia dos pescadores ou na praia das muralhas a poente?)

Raspas de Laranja disse...

É bom quebrar o a rotina e dar uma volta pelo nosso País, pode ser Algarve, Minho ou mesmo Beiras, Sabe tão bem. Mas nem todos podemos fazer, por isso ao ler o teu post, foi como se também lá tivessemos estado. Não sou propriamente fã do Algarve, pela razão dita acima, muita confusão, gente a mais, mas nesta altura adurava. Já estive lá numas ferias da Pascoa, e foi uma delicia. Obrigada por partilhares connosco estes preciosos momentos. Bjs

Anónimo disse...

Que Ricas "Férias"!Com bom tempo e boa companhia sabe sempre bem. Eu vou muitas vezes para a Albufeira, ou nesta altura ou no Outono. São duas épocas muitas agradáveis e sem confusões. Utilizo as instalações do Inatel que são de "cinco estrelas".Acompanhei a evolução dos acessos à Praia dos Pescadores, graças ao Programa Polis. Agora qualquer pessoa pode passear na"baixa" sem grandes problemas!
Gostei muito de "passear" contigo!
Vou tomar nota dos Restaurantes, para quando lá for!
Bjs. Bombom

Laranjinha disse...

Nesta altura do ano está-se muito bem em Albufeira. Não há confusões, conseguimos andar bem nas ruas, encontramos facilmente estacionamento e há lugares nas esplanadas e nos restaurantes. Dizem que Albufeira em pleno Verão é para esquecer.

Teresa,
a escada rolante dá para a praia que se vê na foto com a legenda "Vista da Baixa de Albufeira", faz a ligação entre a praça que se vê nessa foto e uma zona renova, junto ao bairro dos pesacadores.

Bjs

Teresa disse...

Penso que a zona que dizes é a da Bandeira. Mas estava previsto um elevador panorâmico na praia a oeste.

Já agora, um conselho se puder. O Borda de Água é dos meus tempos de menina, quando só vinha ao Algarve de férias, e apesar de ser muito engraçado e ficar mesmo frente à praia, a cozinha é demasiado turística. É aquilo a que chamamos Restaurante para Ingleses. Vale a pena ir lá tomar uma bebida ao fim da tarde, mas para jantar acho que há opções muito melhores. E bem mais baratas.

Nysa disse...

que saudades do meu algarve... :-(

Especialmente Gaspas disse...

A minha terra... apesar de longe consigo sentir-lhe o cheiro!

Adoro o teu blog! :) Já experimentei umas belas receitas!