segunda-feira, 30 de março de 2009

Bolo de ricotta com arandos secos

Tenho sempre o hábito quando há um aniversário na família mais chegada de fazer um bolinho para levar para a festa. Como o meu cunhado Hugo está desde Fevereiro a trabalhar noutro continente, aqui fica uma pequena homenagem para comemorar o seu trigésimo primeiro aniversário.
Ingredientes: 1 embalagem de queijo ricotta (250g) 250g de açúcar 250 g de farinha com fermento 160g de arandos secos 3 ovos 0,5 dl de natas sal q.b. 1 colher de sopa de raspa de limão margarina para untar a forma açúcar em pó para polvilhar 1. Partir os ovos e separar as gemas das claras. 2. Bater as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal. 3. Envolver o queijo com as natas. 4. Num recipiente colocar as gemas, o açúcar, os arandos, a raspa de limão e a mistura das natas com o queijo. Mexer bem. 5. Envolver a farinha e as claras, alternadamente no preparado anterior. 6. Levar a cozer ao forno numa forma untada com margarina. 7. Depois de desenformar o bolo, polvilhar com açúcar em pó.
Este bolo foi a nossa companhia, cá em casa, no domingo à tarde. A receita original do bolo, da revista italiana Millericette In Cucina, sugere que se use passas de uva em vez de arandos. Mas como tinha uma embalagem de arandos secos na despensa, que tinha comprado há uns tempos no Lidl, resolvi usar e não me arrependi. Ficou óptimo.

17 comentários :

* Jo * disse...

eu confesso: acho que nunca comi um bolo de ricota!
esse seu está de babar!

beijos!

Susana Gomes disse...

Eu acho que a ricotta deve dar uma consistência bem boa à massa do bolo.
A experimentar.

Deliciosa a foto da garfada!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Dá vontade de comer :)
Absolutamente delicioso.
Bjs
Moira

Raspas de Laranja disse...

Bela fatia! :)

Anónimo disse...

Oiê, eu ia perguntar o que são arandos, mas vou dar uma googlada para descobrir. Eu também nunca tinha visto bolo com ricota, mas fica tão lindo (e deve ser gostoso também), que vale a pena guardar a receita para tentar. Obrigada por compartilhar, querida...

Quarta-feira vou sortear um livro lá no blog. Dá uma passadinha lá pra participar. Bjos

ameixa seca disse...

Como não gosto de passas prefiro mesmo os arandos :)

moranguita disse...

eu tambem nunca cmi um bolo de ricotta mas esta tao lindo este deve ser mesmo bom.
beijinhos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Assim como a Maria Carambola, vou dar uma "googoiada" pra saber o que são arandos aqui por estas bandas tropicais... hehehehehe

bjsssssssssss

Laranjinha disse...

Maria Carambola e Anita,

arandos são em português o que em inglês se designa por cranberries.

bjs

Isabelocas disse...

Que delícia,este bolinho tem aspecto de ser fofinho.
Bjos

Xquisitinha a comer disse...

O bolo tem bom aspecto, sim senhora! Se desse para provar via net é que era bom ;)
Mas tenho de fazer um reparo à cozinheira... O seu cunhado não está fora desde Fevereiro, mas sim desde Janeiro, mais precisamente: 69 dias e 13 horas!!! Mas eu não ando a contar... nãa.. ;) eheh

Mariana Laura disse...

pode ser feito com uvas passas?

Laranjinha disse...

Mariana,
sim, pode ser feito com passas de uva.

bjs

Zézinha disse...

Olá
Sou leitora assídua e aqui deixo o meu primeiro comentário:fiz este bolo e é óptimo.Comi ainda morno,mas tenho a certeza que amanhã vai estar melhor(húmido).
Parabéns pelo blog e obrigada pela delicia.Bjs

eszencia disse...

Acabei de provar a minha versão desta receita... em vez de passas e/ou arandos secos, experimentei com ameixas secas! Estava uma delícia! Obrigada pela inspiração, Laranjinha!
Já agora aproveito a oportunidade para te deixar os meus votos de um excelente 2013!
Abreijinhos

Laranjinha disse...

Olá Eszencia,

com ameixas secas também deve ficar muito bom.
Muito obrigada.

Um beijinho e votos de um ano de 2013 cheio de dias felizes.

Unknown disse...

Qual e a temperatura do forno e quanto tempo demora a cozer?