quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Salada de beldroegas com tomate e cebola

Entre a lista de blogues que visito regularmente está o Tea & Cookies, de uma escritora e editora norte-americana. Visito regularmente o Tea & Cookies porque gosto da sensibilidade transmitida pela escrita, do estilo, das histórias, das imagens e das receitas, claro!

A semana passada vi, no Tea & Cookies, uma salada muito simples e super apetitosa de beldroegas. Fiquei curiosa e resolvi experimentar. Do quintal dos meus pais, em Santarém, trouxe um molhinho de beldroegas, pois não é muito fácil encontrar à venda, apesar de já ter visto no Feira Nova.

A beldroega é uma planta que raramente uso na cozinha. Lembro-me de nas férias de Verão, no Algarve, há já uns bons anos, comer sopa de beldroegas, na altura compradas na praça e um destes dias fiz uma sopa, deliciosa com as beldroegas que cresceram no meu quintal. Como sabem, as beldroegas crescem ali e acoli e, são tomadas como ervas daninhas que invandem os canteiros semeados. São apanhadas e postas de lado. Mas para saberem mais sobre beldroegas aconselho este post da Neide.

Vamos então à salada de beldroegas com tomate e cebola que fiz segundo as indicações do blogue Tea & Cookies.

Numa taça coloquei os caules mais tenros das beldroegas. De seguida cortei um tomate em cubos, uma cebola picada e juntei às beldroegas. Temperei com flor de sal e servi.

A Tea refere que chegou a chegou a temperar esta salada com um fio de azeite, mas não aconselha. Eu adorei sem azeite. Mas a cebola, para mim, é um ingrediente essencial nesta salada.

13 comentários :

a Trofa tem cozinheira disse...

tao colorida!! voç~es ai em casa sao adeptos de saladinhas!! mto bem!!!! devem ser todos MTO LIGHTS!!! UAU!

Tati - Panelaterapia disse...

A aparência é encantadora! Mas eu nunca vi beldroegas por aqui...vou ficar de olho!
Bjs

Maria Lúcia disse...

Oi
Não conheço beldroegas,
mais acho que deve ser gostosa.
Beijos...
Lúcia.

Cla disse...

Muito linda sua salada!! Eu nunca provei beldroegas, mas é raro eu não gostar de algum tipo de verdura. Fiquei super, hiper curiosa. Eu indiquei o seu blog pra receber um selinho, está lá no http://cozinhasupimpa.blogspot.com.Adoro suas receitas. Beijos.

.*. Mokyta .*. disse...

Oieee.. desculpa a invasão, mas é que eu estou começando agora com meu blog... e eu me insipirei muito no seu blog pra fazer o meu!!! Visito quase que diariamente, leio muitaaas coisas, e nossa, como eu já aprendi coisas... Agora é a minha vez de mostrar um pouco o que eu faço, o que eu uso, e o que eu gosto... =))) Se puder passa lá que eu vou ficar muito feliz!!! Bjinhooos

moranguita disse...

olha que eu tenho essa planta aqui com fartura:-)
e nao fazia ideia qye era boa para a comida.
beijinhos

Unknown disse...

Trouxe hoje beldroegas do Algarve ... deliciosas. Fiz a sopinha do costume, mas em salada também são óptimas. Nesta não alinho porque não gosto de cebola crua :-(
Bjs

jorge ferreira disse...

Hoje vou experimentar uma salada de beldroegas para ver se é bom.
Eu tenho uma horta em casa e todos os anos nascem montes de beldroegas e deito fora.

Anónimo disse...

beldroegas, só as folhas...essas da foto já têm semente

Laranjinha disse...

Sim. E sem os caules vermelhos.

Criações Florescendo disse...

Obrigada pela receita ! Tenho Beldroega em meu jardim , aqui no Japão em todas as floriculturas possuem à venda ! Eu comprei pois acho as flores meigas , sabe me dizer se suas flores também são comestíveis ou não ??

Laranjinha disse...

Pinkforms,
obrigada pelo seu comentário. As beldroegas, cá em Portugal, devem ser colhidas antes de florir, estão mais tenras. Mas há variedades diferentes.

Anónimo disse...

Obrigada pelo conselho, hôje pela primeira vêz vou provar as minhas berdroegas apanhadas no meu quintal aqui nos USA rsrsrs :D