terça-feira, 17 de novembro de 2009

Doce de melão com amêndoas


Em Novembro é tempo de castanhas, dióspiros, tangerinas, romãs e de ... melão. O melão chegou à minha cozinha pela mão da minha mãe que mos ofereceu, mas também se encontram com facilidade, agora, nos supermercados. A qualidade de melão a que me refiro é o de casca verde, com pequenas manchas, tipo pele de sapo.

Resolvi transformar um desses melões em doce.

Ingredientes
1 kg de melão descascado e sem pevides
600 g de açúcar amarelo
2 colheres de chá de canela
100 g de amêndoa laminada ou palitada torrada
sumo de 2 limões médios

1. Cortar o melão aos pedaços e colocar numa panela ou tacho, às camadas, com o açúcar misturado com a canela .

2. Levar ao lume médio e deixar ferver aproximadamente cinco minutos, mexendo lentamente.

3. Adicionar o sumo de limão e as amêndoas. Deixar apurar o doce em lume brando, mexendo de vez em quando, até obter o ponto de estrada.

4. Guardar o doce em frascos.

O doce fica uma delícia. As amêndoas dão-lhe textura.

Esta receita é da Sidul.

17 comentários :

SoraiaSilva disse...

Também já fiz e fica, de facto, DELICIOSO!!
Beijinhos*

sabor e saberes disse...

Nunca provei doce de melão, e adoro melão.
A avaliar pelas suas fotos deve ter ficado muito bom.

Vou levar a receita comigo para assim que tiver oportunidade fazer.

Bom semana
Bjs
Teresa

Suzana Parreira disse...

Tem piada que também fiz um docito de melão, mas o meu tem... laranja e canela!!

Bj grande

PS - Ontem foi muito divertido. Fizeste-nos muita falta.

Tati - Panelaterapia disse...

Por aqui encontramos melão facilmente, mas nunca vi doce de melão. Ficou lindo! Quero experimentar!!
bjs

Laranjinha disse...

Obrigada, Suzana.

Um beijinho

Marina Mott disse...

Nunca pensei em fazer doce de melão, pois para mim é novidade total! Que excelente idéia! Vou provar!

ameixa seca disse...

Adoro doce de melão!!!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Deve ficar delicioso! Adorei a receita! Bjinhos

Carolina Macedo disse...

Nunca provei doce de melão!! Mas ficou com uma cor linda e o aspecto óptimo!!
Beijocas*

Sandra B. disse...

Também nunca provei doce de melão, mas fiquei com vontade de experimentar! ;)

a Trofa tem cozinheira disse...

minha linda......é com sinceridade que te digo.... ADOREI ISSO! ADOREI!

cozinha da tia Adelaide disse...

Ficou um doce delicioso, vou levar a receita para fazer proximamente
bjs

Rachel disse...

Eu também nunca vi doce de melão. Temos com muita fartura por aqui, mas doce nunca vi. Parece muito bom! Bjuss!!!

Margarida disse...

Ando em experiências com doces mas ainda não usei o melão. A cor é realmente fantástica e um destes dias vou ter que o experimentar.beijinho

risonha disse...

nunca fiz doce de melão mas ainda hei-de experimentar.
o aspecto é excelente.

disse...

não pensei em fazer porque simplesmente achei que o melão se fosse desfazer em água...
mas devo confessar que adorei a consistência.
Está fenomenal.

Elisabete disse...

u sou muito esquisita no que toca a doces, nem todos gosto, nem todos me satisfazem, mas este de melão, a par da geleia de marmelo são os meus docinhos preferidos.
Adoro doce de melão. Este ano foi a vez da minha mãe fazer e mandar um potinho lá pra casa. Adoro.
Com amêndoas, eu diria uma opção fabulosa. Adorei a sugestão.