segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mistura de ovos com cuscuz


No começo de cada ano costumo fazer alguns votos e manter também algumas tradições. À semelhança do ano passado e desde a minha adolescência, também no primeiro dia de 2010 li um pouco. Continuei a leitura do livro O Símbolo Perdido de Dan Brown que entretanto já terminei. O primeiro livro de 2010 é o romance Orgulho e Preconceito de Jane Austen.

No primeiro dia do ano também quis ir ver o mar. Apesar do frio, a meio da tarde, fui dar um passeio junto ao mar na Costa de Caparica. Gosto de ouvir o som das ondas, de olhar para o horizonte... Gostaria de criar esta tradição. No primeiro dia de cada novo ano, dar um passeio junto ao mar. É algo tão simples, mas para mim, foi uma fuga à rotina da cidade, começar o ano a fazer uma coisa diferente, para além disso, foi um passeio que permitiu contemplar, reflectir, conversar e rir. Muito bom. Aconselho.

2010 também começou com visitas à família e a amigos. Num dos primeiros dias do ano, encontrei-me com os amigos Isabel e Luís. O encontro foi na Cultura do Chá, uma casa dedicada aos sabores do chá na Rua das Salgadeiras, no Bairro Alto. Linda. Com loiças, cadeiras e muitos objectos tradicionais.

O modo como comecei o ano, de certo modo reflecte o que desejo para 2010. Quero continuar a fazer coisas novas, conviver e partilhar com a família e amigos, estabelecer laços e mantê-los, progredir e melhorar, sempre.

Hoje deixo-vos uma receita que nasceu do acaso já neste novo ano. A semana passada cheguei a casa depois de uma reunião que se prolongou e procurei fazer algo rápido para o jantar. Pensei nuns ovos mexidos, servidos com pão fresquinho. Uma solução rápida. No entanto, quando estava a mexer os ovos, ouço, vindo do escritório: - "Outra vez ovos mexidos"! Não respondi, mas pensei para comigo: "Com que então outra vez ovos mexidos! ... Já vamos ver!"

Ingredientes:
1 cebola cortada em meias luas
3 dentes de alho picados
margarina
100 g de bacon fumado cortado em pedaçinhos
250 g de camarões congelados (pequenos)
sal e pimenta
6 ovos
salsa picada
1 colher de sopa bem cheia de sementes de sésamo
cuscuz
chá feito com infusão de ervas

1. Levar a cebola com um pedaço de margarina ao lume. Deixar quebrar a cebola e adicionar os dentes de alho picados.

2. Adicionar o bacon. Mexer e deixar cozinhar um pouco. Adicionar os camarões. Temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar os camarões.

3. Bater os ovos com um raminho de salsa picada.

4. Regar a mistura de camarões com os ovos mexidos. Deixar cozinhar os ovos, mexendo, sem os deixar secar muito. Depois dos ovos cozinhados, polvilhar com as sementes de sésamo.

5. Preparar os cuscuz com infusão de chá quente.

6. Adicionar os cuscuz à mistura de ovos.

7. Servir com uma salada de tomate.

Já com o prato servido e decorado, cheguei ao escritório e disse: - "Ovos mexidos outra vez para o jantar? - Não."Mostrei o prato em cima e perguntei: Onde é que estão os ovos mexidos? Como calculam, rimos à gargalhada e saboreámos com imenso prazer esta mistura de ovos mexidos com cuscuz, que por sinal até resultou muito bem.


4 comentários :

Autora do Blog disse...

Tem óptimo aspecto.
Os ingredientes agradam-me por isso, concluo que deve ter ficado muito saboroso.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Figos & Funghis disse...

Ficou muito apetitosa sua receita! Amei.
Bjinhos

risonha disse...

eh eh eh.. deste uma bela volta à situação...
para quem estava a reclamar de ovos mexidos deve ter ficado ce boca aberta.

Tuquinha disse...

já comi cuscuz que a minha sogra fez com legumes e delicias do mar, e outra ocasião cuscuz com borrego.estavam ambas deliciosas...quanto á sua receita, simples,de aspecto demasiado agradável e suponho que com um sabor magnifico.Gostei muito
beijocas