quarta-feira, 5 de maio de 2010

Arroz de favas

As favas chegaram à minha cozinha. No sábado tive a oportunidade de ir ao campo apanhar favas e não me fiz de rogada, trouxe um saco grande bem cheio. Depois de tanta fava apanhada, a tarefa de as descascar já não foi tão divertida ;)

Na minha família, temos por hábito comer favas guisadas com entrecosto e enchidos ou apenas com enchidos. Esta foi a primeira vez que fiz um arroz de favas. A receita é do livro Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa de Maria Odette Cortes Valente.


Ingredientes:
450 g de favas
200 g de toucinho entremeado
70 g de banha
200 g de arroz
2 cebolas
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
caldo de carne ou água (quente)
sal e pimenta a gosto

1. Cortar o toucinho às tiras e levar ao lume no tacho a derreter. De seguida, acrescenta-se a banha, as cebolas e os dentes de alho picados e, o ramo de salsa.

2. Quando a cebola estiver mole juntam-se as favas e água quente até cobrir. Temperar com sal e pimenta a gosto. Tapar o tacho e deixar cozer as favas.

3. Depois, acrescentar água (o dobro da medida do arroz) e o arroz. Deixar acabar de cozinhar.

Este arroz ficou muito saboroso e foi o jantar cá em casa na segunda-feira, depois de uma curta visita à feira do livro. Quando cheguei a casa o Ricardo sugeriu que fizesse um arroz com favas, que prontamente se ofereceu para descascar. Depois do nosso breve passeio pela feira do livro, onde apanhámos uma ventania desalmada, soube bem este arroz reconfortante.


Outras receitas com favas:
- Frango com favas.

16 comentários :

Suzana disse...

Querida Laranjinha,
a minha cozinha sofre do mesmo "mal" da tua desde o passado fim de semana mas eu sou mais afortunada e tive quem me descascasse as favas. Pelo menos a primeira "descasca", que a próxima para a sopa vai-me calhar a mim!

Belo arrozinho!

Bj*

Marina disse...

Laranjinha, confesso que ainda não "aprendi" a gostar delas...
Mas ficou com bom aspecto!
Beijinhos.

Carina disse...

Está com um aspecto delicioso!!!!
Aos anos que já não como...

Beijocas :)

Margarida disse...

Eu tenho ajuda especial no que diz respeito a descascar favas. A princesinha adora e dividimos sempre a tarefa. No fim-de-semana passado foi para as favas sapatadas, este fim-de-semana esperamos mais. : ) Esse arroz ficou mesmo com um belo aspecto!beijoca grande

ameixa seca disse...

Adoro arroz de favas, fica uma delícia! Ainda não as encontrei por aqui... às vezes alguns vizinhos dão :)

Salsa Verde disse...

Adoro favas e este arroz tem um aspecto divinal!!!
Beijinhos,
Lia.

moranguita disse...

aqui ha muitoq uem tenha favas mas eu nao tenho.
e nao aprecio assim muito
mas esta um belo arroz
beijinhos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Descascá-las é a parte pior, mas depois sabe tão bem :)
Quando as compro na praça a senhora descasca-as para mim.
Perfeito esse arrozinho!

Susana Gomes disse...

É aqui que eu sou apologista do trabalho infantil: quem tem crianças, tem sempre a tarefa de descascar as favas facilitada! :)

Adorei a sugestão, tb me tenho deliciado com favas, se bem que não apanhadas por mim...

O que tb não me deliciou foi a ventania que me recebeu na Feira do Livro. :(

Beijinhos.

Ana disse...

Gosto imenso de favas e já cá estarão a chegar em breve. Por acaso nem desgosto de as descascar, sento-me no sofá enquanto vejo uma das minhas séries...Este arroz é uma excelente alternativa, também costumo guisá-las com entrecosto e chouriço de favas. Obrigada!

Raquel Alabaça disse...

Eu não aprecio favas mas o meu marido ía adorar,

Bjs

Helena disse...

As minhas chegam amanhã do Algarve, vamos ver o que vai sair.......
Gostei da tua sugestão.
Beijo

Bombom disse...

Gosto de favas de todas as maneiras, até só cozidas, temperadas com azeite, vinagre e coentros picados. Mas o marido não gosta nem do cheiro! Escusado será dizer, que raramente faço. Mas esse seu arroz está com um aspecto bem guloso e apelativo! Bjs. Bombom

disse...

realmente começa a ser o tempo delas... esta ideia de fazer um arrozinho com elas é muito boa

Mª Antónia Goes disse...

As meninas não teêm màquina de descascar favas? Pois eu tenho. É eléctrica e comprei a em Espanha. Digo vos que vale a pena.

Laranjinha disse...

Maria Antónia,
uma máquina para descascar favas? Achei o máximo.
Nunca vi.
Vou procurar.
Obrigada.