sábado, 7 de agosto de 2010

De Tavira à Terra Estreita

Na quarta-feira comecei o dia com uma ida ao Mercado de Tavira. Quando viajo tenho sempre o hábito de visitar mercados. Gosto de ver a variedade de produtos, o modo como estão arrumados e deliro com a mistura de cores. As bancas enchem-se de diferentes tons (vermelhos, verdes, laranjas, etc.) alinhados quase geometricamente. Os mercados reflectem os gostos e hábitos de uma população.

No Mercado de Tavira adorei a parte do peixe, notava-se que era muito fresco. Andei de banca em banca e surpreendi-me com uns carapaus enormes, com a cor do atum, com o tamanho da corvina, com o bonito que é mesmo bonito, entre outros. Para casa, os meus sogros trouxeram douradas, mas ficámos, o Ricardo e eu, a pensar nas ferreiras e nos besugos, mas a compra já estava feita.

Na secção das frutas, os figos conquistaram todas as atenções. Nesta pequena visita descobri os figos da mina, os figos castelhanos e os orelhas de mula, estes últimos ainda não provei. Todos os anos aqui no Algarve elegemos uma fruta. Houve anos em que foram as uvas, especialmente a uva D. Maria que aparece no final de Agosto, outros os pêssegos, mas este ano são sem dúvida os figos. Desde que cá estamos não há dia em que não comamos figos.

O dia foi passado na praia da Terra Estreita ou Praia de Santa Luzia, para a qual temos que ir de barco. A viagem é curta mas mesmo assim sabe bem e é muito agradável sentir o fresco da água, observar as gaivotas a levantar voo à passagem do barco e nos dias de maré baixa ainda encontramos alguns pescadores na apanha da amêijoa. Como em quase todas as praias por aqui, a água é azul, um azul claro e límpido e, a temperatura, este ano, ronda os 25ºC. Uma maravilha.


Ao jantar, o Ricardo grelhou as douradas compradas de manhã na praça e ficaram no ponto. Está mesmo um especialista em grelhados. Como já referi noutro post, um dos truques para que a pele do peixe não fique agarrada à grelha é pincelar o peixe com azeite. Outro truque é não tirar as escamas.

Acompanhámos as douradas com batata cozida, uma salada mista (alface, tomate, pepino e pimento) e uma garrafa de vinho verde bem fresquinha.

Terminámos o dia numa esplanada em Santa Luzia a beber licor de amêndoa amarga com limão e gelo.

Assim, a vida sabe muito bem! ;)

11 comentários :

Anónimo disse...

Blog superbenfeito !
Fotos : excelentes !
Texto e comentarios : Profissionais
Peixes , frutas e cores : é isto mesmo
Praia, passagem de barco, agua : uma maravilha

Laranjinha disse...

Muito obrigada pelo seu comentário.

Sofia disse...

Visto que elegeram os figos como a vossa fruta deste ano... já comeram figos da india?
se ainda não tiveram essa oportunidade, façam-no.
fresquinhos são deliciosos!
tenham mas é cuidado com os picos...

bjs

Fil disse...

Olá!
Também estou de férias no Algarve, mais propriamente em Lagos, o marcado aqui também é divinal.
Obrigada pela dica para grelhar o peixe, vou experimentar amanhã ao almoço.

Obrigada.

www.sosnutricao.blogspot.com

Bombom disse...

Ola Laranjinha! Aqui de Londres te mando um grande abraco(nao sei trabalhar com este computador)!
Adoro Tavira e talvez este ano ainda passe por ai. Bjs. Bombom

Inês Correia disse...

Olá! Não resisiti a deixar um comentário... Sou de Tavira e há anos que a minha família tem uma banca no Mercado de Tavira, primeiro no antigo e agora neste mais novo. Os produtos são de boa qualidade e, na maioria dos casos, são os próprios vendedores que os produzem mas, também já há os que recorrem a mercados abastecedores. O figo é de facto uma fruta deliciosa, os meus preferidos são os da mina. Ainda esta tarde fui apanhar alguns e a sobremesa hoje são figos fresquinhos! Espero que continue a apreciar a passagem por Tavira!

Susana Gomes disse...

Amiga, que dia deslumbrante!
:)
Beijinhos

Laranjinha disse...

Olá Bombom,
muito obrigada pela sua visita e boas férias por Londres.

Laranjinha disse...

Olá Inês,

quase todos os anos venho passar férias a Santa Luzia e as visitas ao mercado são habituais. Adoro. Os legumes e o peixe são mesmo frescos. Apercebi-me que algumas bancas têm produtos à venda colhidos no próprio dia.

Um beijinho,

ameixa seca disse...

Isto são mesmo férias! Depois de ter estado no Algarve aqueles dias maravilhosos, fiquei com muita vontade de conhecer tudo o resto. Essa de ir para uma praia de barco... é maravilhosa :)

rosaamarela disse...

Pizza de Figos

Qdo fizer pizzas em casa guarde um pouco de massa para o fim, e faça uma pizza de figos, presunto, não leva tomate, um pouco de queijo ralado.

Pode ser de sobremessa depois de Pizzas salgadas.

È MARAVILHOSA