quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bolo de marmelo assado com nozes


As receitas que se fazem, cá por casa, ultimamente são fruto da necessidade de gastar o que tenho. Não me agrada mudar de casa e ir com caixotes cheios de comida. Também será impossível consumir, no curto espaço que resta, o que tenho na despensa, mas mesmo assim vou tentando. :)

Da última vez que fui a Santarém trouxe um saco de marmelos com o objectivo de fazer marmelada. Mas o tempo tem passado, surgem outras prioridades e os marmelos continuam à espera. Um destes dias fiz um assado no forno e acabei por assar uns quantos marmelos. Deliciei-me com eles quentinhos, que adoro, e ainda sobraram. Com os que sobraram resolvi fazer um bolo.


Ingredientes:
2 copos de nozes picadas
2 copos de marmelo assado
2 copos de farinha com fermento
2 copos de açúcar
2 colheres de sopa de licor de marmelo
1/2 copo de óleo
7 ovos
2 colheres de chá de canela


1. Assar dois marmelos no forno. Limpá-los de peles e sementes de modo a que fique só a polpa.

2. Esmagar o marmelo para o bolo com um garfo.

3. Colocar todos os ingredientes numa taça e envolvê-los muito bem.

4. Levar ao forno numa forma untada com margarina.


O bolo fica meio húmido, saboroso e as nozes dão-lhe uma agradável textura. Excelente para um lanche.

A receita deste bolo de marmelo com nozes foi feita a partir deste bolo de noz com maçã assada que encontrei no Sapo Sabores, apenas substitui a maçã por marmelo e acrescentei o licor.

25 comentários :

Gisela disse...

Essa mudança está a dar-nos umas receitinhas fantásticas!!
Só de olhar para o aspecto desse bolo dá vontade de deitar a colher, gostei muito
beijinhos e continua a "desarrumar" a dispensa que nós agradecemos

Susana Gomes disse...

Gostei muito.
Já fiz uma receita de bolo de maçã em que as troquei pelos marmelos e adorei o resultado.
Aqui, com nozes, deve ter ficado tão bom!
Beijinhos

Marmita disse...

ADOREI, tanto a receita como o padrão do bolo.. muito original.

beijos

Bia disse...

Que bolinho apetitoso!! E, ficou lindo! Adoro os bolos úmidos, vou testar essa receita! Beijos!
Adorei o blog!

Tuquinha disse...

já retirei a receita....a sua despensa tem ingredientes deliciosos a prova disso é este bolinho
beijinho

Anónimo disse...

que combinacao original! fiquei com vontade de experimentar.
Beijinhos
Sofia

bakinginlisbon disse...

Tenho lá em casa uma taça de marmelada que já sei que ninguém vai comer, será que posso substituir os marmelos assados pela marmelada?

Autora do Blog disse...

Ficou muito bonito.
Deve ser delicioso.
Gostei da sugestão.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Culinária disse...

EU E MINHA AMIGA GOSTAMOS MUITO
DAS FOTOS E DAS RECEITAS .
VENHA CONHECER O NOSSO BLOG

NICOLI E PALOMA
WWW.CULINARIA31BLOGSPOT.COM

Sandra G disse...

Um bolo com marmelos deve ficar muito bom.
Mesmo com as mudanças ainda tens tempo para nos presentear com estas delicias.

Beijinhos

ameixa seca disse...

Nunca usei marmelo mas deve ficar com um sabor extraordinário este bolinho :)

Sandra Barradas disse...

Que boa ideia!!
Vou ter de experiemtar.
Acho esta receita muito inspiradora..

CARTUNES disse...

Cozinhar é uma arte muito boa... e saborosa :p

Adorei a acho que fiquei fan :p

Mal sei cozinhar, por isso a minha arte é outra...
Dêem uma olhadela no blog dos meus cartoons
http://cartunesblog.blogspot.com
http://www.zazzle.com/cartune*

Obrigado e um abraço.

Marina Mott disse...

Que delícia! Lindo bolo!

Bianca Ramos disse...

Adorei o teu blog, muito lindo e muito gostoso,rs
Aqui no Brasil nunca comi bolo de marmelo, deve ser delicioso...
Vou te visitar mais vezes!!!!
bjs
http://cozinhainformal.blogspot.com

São Ribeiro disse...

MAS QUE BOLO LINDO , APROVEITO E PEGO JÁ ESSA FATIA.
BJ

Miguel disse...

E eu que até tenho o licor de marmelo.
A junção destes ingredientes só imagino que tenha ficado húmido e muito delicioso.
Obrigado pela sugestão.
Um abraço.

Miguel (Cozinha Sem Tabus)

Sabores Apurados disse...

Adorei o aspecto desse bolinho, já dava uma garfada.
Jocas

Rosário disse...

eu já experimentei e gostei.
obrigada :)

Rita disse...

Hmmm tão bom aspecto! A decoração ficou muito bonita =)
*

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Que tentação!

moranguita disse...

as mudanças teem esse contra de ter de carregar com a acsa as costas e com tudo oq ue isso implica e se pudermos evitar e dar um gostinho a boca ai ai
esta fantastica a textura desse bolo
nunca comi assim marmelos e verdade mas goastva de provar
beijinhos

libania disse...

A propósito de marmelos assados, lembrei-me que, aqui há tempos, assei marmelos descascados, partidos aos gomos, com um pouço de açucar, e depois, já na mesa, flambeei-os com rum, que os convidados me tinham trazido de uma viagem, e fizeram sucesso!
<o te bolo tbm deve ser divinal!
bj

Veruska disse...

Fica para o próximo fim-de-semana! :)

Laranjinha disse...

Veruska,
espero que goste deste bolo. Depois diga como correu.
Um beijinho.