segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bolo de frutas cristalizadas

No Natal, nos últimos anos, tenho procurado fazer sempre um bolo com frutas. Este ano não foi excepção.

Ingredientes:
200 g de margarina ou manteiga
200 g de açúcar
4 ovo
200 g de farinha com fermento
1 pitada de sal
150 g de frutas cristalizadas, cortadas em bocadinhos
100 g de corintos
50 g de passas de uva
1 dl de rum
1 colher de sobremesa de casca de laranja
1 colher de sobremesa de casca de limão

1. Demolhar no rum as frutas cristalizadas, as passas e os corintos. Depois escorrer bem as frutas, secar com papel absorvente e passar por um pouco de farinha.

2. Trabalhar a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.

3. Sem parar de bater adicionar os ovos um a um. Juntar o ovo seguinte, depois do anterior ser completamente absorvido pela massa.

4. Adicionar a farinha pouco a pouco à massa com uma pitada de sal.

5. Por fim, adicionar as frutas e as raspas de laranja e limão.

6. Colocar a massa numa forma rectangular tipo bolo inglês untada com margarina e polvilhada com farinha.

7. Cozer o bolo em forno médio (175ºC) durante aproximadamente 100 minutos.

O bolo fica muito saboroso, o rum dá-lhe um toque muito especial. As indicações de cozedura são as da receita publicada no livro da Vaqueiro: Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas, 1996, que deverão ser adaptadas tendo em conta o forno.

7 comentários :

Autora do Blog disse...

O bolo ficou muito bonito.
Apesar de eu não apreciar frutas cristalizadas, parece-me delicioso.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Rosetta disse...

Complimenti !
Ciao

Isabel (pipoka) disse...

Eu ando há que tempos para fazer o bolo de frutas da minha mãe, que era uma tradição na nossa mesa natalícia quando eu era miúda. Não gosto muito de frutas cristalizadas, mas a minha mãe picava-as muito pequeninas e punha maior quantidade de nozes e amêndoas para me agradar.

beijocas

Tuquinha disse...

Como gosto muito de frutas cristalizadas, será um bolo que muito provávelmente experimente.O aspecto é excelente.
Votos de um 2011 repleto de coisinhas boas.
Beijinho/Tuquinha

Gisela disse...

Gosto imenso de bolo de frutas, e no Ano Novo também fiz um parecido com o teu.
Para a proxima experimento esta receita
Um beijinho e boa semana

José María Souza Costa disse...

Estou a fazer regime, e vejo estas gostosuras....ah
Passei aqui lendo o que tem pra ler. E observando o que tem para observar. E Exaltando o que tem de ser Exaltado. Estou lhe desejando um Tempo de Harmonia e de muita Inspiração. Entendo ter um blogue Agradavel, muito bom e Interessante. Eu, também tenho um. Muito Simplório por sinal. E estou lhe Convidando a Visitá-lo e, mais. Se possivel Seguirmos juntos por eles. Estarei Muito Grato esperando por Você lá.
Abraços de verdade e, fique com DEUS

LionelC disse...

Lá em casa, quando miúdo, nossas mães (avó, tias e mãe) faziam um cuja única diferença deste era o açucar mascavo. Às vezes eram dados aos convidados como presente.
Boas lembranças.
E um boníssimo bom ano novo para vc!
Abraços e obrigado pelas receitas!