terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Receber 2011

Esta passagem de ano foi a primeira feita na nova casa. Uns anos com mais amigos, outros com menos, mas a Sandra e o Nuno têm já lugar cativo.

Começámos a noite à volta de alguns aperitivos: pistácios, amendoins fritos com mel, queijos e vinho branco Pancas de 2009.

Depois de nos sentarmos à mesa, como entrada servi pêra caramelizada com queijo fresco e vol-au-vent com recheio de atum e espinafres. Os vol-au-vent foram uma singela homenagem a algumas entradas servidas, num ou noutro restaurante da Lisboa Restaurant Week, a que nós não temos faltado desde a primeira edição. Qualquer uma delas foi bastante apreciada. No entanto, a pêra caramelizada surpreendeu.

Como prato principal servi uma receita da conhecida Nigella Lawson que vi num dos episódios do programa Nigella Kitchen e que me chamou a atenção. A Nigella consegue-nos contagiar com o seu autêntico e apaixonado gosto pela comida. Não é à toa que ela refere que a cozinha é o coração da casa!

No referido episódio, Nigella coloca num tabuleiro azeite, batatas cortadas aos cubos, dentes de alho inteiros com a casca, cebola roxa e um limão cortado em pedaços. Leva ao forno a 200ºC durante uma hora. Depois, retira o tabuleiro do forno e acrescenta camarões, amêijoas frescas e lulas pequenas cortadas. Rega com um pouco de vinho rosé e mais um pouco de azeite. Eu acrescentei sal. Leva ao forno durante aproximadamente 15 minutos e serve com salsa picada. Eu assim fiz. No entanto, alguns pedaços de batata ficaram ligeiramente amargos. Eu penso que deverá ter sido do limão. O que acham? Talvez o tenha cortado em pedaços demasiado pequenos, comparativamente com a execução da Nigella. Enfim, não estava maravilhoso, mas o marisco deu uma mãozinha para que eu não ficasse mal vista! :)

O vinho servido foi Cabeça de Toiro reserva 2007, uma escolha do Nuno.

Para sobremesa a Sandra trouxe um bolo brigadeiro de chocolate, muito, muito bom, ou não fôssemos nós genuínos fãs de chocolate! Eu fiz uma pavlova que servi com framboesas e mirtilos. O Nuno trouxe um gelado Magnum After Dinner, que no meio da euforia da chegada do novo ano ficou esquecido no congelador! ;)

Para a sobremesa ainda houve ananás dos Açores.

À chegada do ano novo, de copo de espumante na mão corremos para a janela para ver o fogo-de-artifício que era lançado no Terreiro do Paço e na margem sul do Tejo.

Já no novo ano, juntou-se a nós a Joana. Por volta das três da manhã e antes dos convidados saírem, servi caldo verde, com umas rodelinhas de chouriço como manda a tradição.

Foi bom ter começado o novo ano junto de amigos!

10 comentários :

Isabel (pipoka) disse...

Já vi que o rosé na passagem do ano também é tradição... Este ano foi no marisco! ;-)

bjs grandes

Deborah Martin Salaroli disse...

Tava dando um rolê na internet e nos blogs culinários e encontrei o seu. Viu só como é bom estar sempre com a casa arrumada? A 'visita' chega e tá tudo em ordem.
Não aguentei e já tô te seguindo.
Aproveito pra te convidar para uma blogagem coletiva que estou divulgando. Gostaria muito que vc participasse tb. Te espero lá.
Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br

Susana Gomes disse...

Amiga, o aspecto pelo menos é 5 estrelas.
e terminando com bolo de chocolate e pavlova, só faltou mesmo ser a "gordita" a abrir a garrafa de champanhe! :)
Beijinho grande e que venha aí um 2011 cheio de sabor.

Marizé disse...

UAU!!! que emoção receber o ano novo em casa nova.
Que sejam Super, Hiper, Mega felizes.

Beijoca

Rita disse...

Que bom aspecto =) *

Ladyhari disse...

Bom ano! Eu depois mostro as nossas receitas! ;o) bjs

Patricia Rodrigues disse...

Sigo seu blog faz pouco tempo, mas todo o dia faço a visitinha e achei o seu cantinho uma delicia.
Essa ceia foi maravilhosa, mta coisa boa junta loucura loucura.
Adoro o bom vinho português!!!!
Parabéns a vcs.
bjão

Sandreane disse...

Linda mesa e pratos apetitosos :)
Amei!
Beijocas e feliz 2011.

São Ribeiro disse...

QUANTA COISA DELICIOSA.
BJS

moranguita disse...

foi uma bela de uma passagem de ano ai em casa.
escolheste um prato que me parece uma delicia. da nigella so podia
beijinhos