quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Frango assado no forno com laranja e tomilho


Já se nota que os dias estão maiores. Gosto de chegar a casa e ainda ser de dia. Assim que o Inverno nos começa a trazer mais tempo de luz, as flores nas árvores a despontar, sinto mais energia. Sinto-me novamente com vontade de fazer muitas coisas e a sentir que ainda tenho tempo. Isto é psicológico, eu sei! Mas há dias em que a influência do tempo determina o modo de estar e sentimos que precisamos de luz. Sol.

Uma das estratégias que encontro para combater a nostalgia dos dias de Inverno são os assados no forno. No Inverno são uma das minhas formas preferidas de cozinhar.


Ingredientes:
1 frango cortado ao meio
2 cherovias cortadas
10 batatinhas para assar
3 chalotas cortadas ao meio
2 dentes de alho picados
1 ramo de tomilho
Raspa e sumo de 1 laranja
Sal e pimenta-preta q.b.
Azeite q.b.


1. Colocar o frango num tabuleiro de forno. Dispor, em volta do frango, as batatas e as cherovias cortadas.

2. Temperar com sal e pimenta.

3. Dispor o ramo de tomilho em cima do frango.

4. Adicionar os dentes de alho picados, a raspa e o sumo de laranja.

5. Regar com azeite e levar ao forno aquecido a 180ºC aproximadamente 1h30. A meio do processo regar o frango com o molho ou virá-lo.


A laranja e o tomilho deram um toque especial ao frango. A cherovia assada foi uma agradável surpresa. Cortei-a em palitos grossos e ficou óptima.

8 comentários :

Isabel Salvador disse...

Muito bom aspecto,cá por casa também franguinho mas mais tipo á panasca mas travestido heheheheee,bjokinhass

Susana Gomes disse...

Eu adoro tudo isto: frango, laranja, tomilho. E cherovias, que há que tempos que não como. :)
Beijinhos

ameixa seca disse...

Gosto de assados, mais que de sol :) Mas dá-me muito mais prazer saber que "Janeiro fora, mais uma hora"! A luz começa a ficar óptima para tirar umas fotos melhores!

Susana disse...

Laranjinha eu tambem funciono melhor com sol pois o imverno deprime-me um bocado.
Esse frango está uma delicia imagino o sabor e apetece até lamber os dedos.

beijinhos

Mónica Silva disse...

Esse frango bem douradinho ficou delicioso de certeza!

Beijos

edinha disse...

Deve ter ficado uma autentica delícia.
Beijinho

Sandra G disse...

Tem tudo aquilo que eu gosto, desde a laranja até ás cherovias.

Bjs

moranguita disse...

oar aqui eta uma comida bem tipica do invern e do verao tambem ca em casa. frango assado adoramos:-)
esta ebm apetitosa essa pele tostadinha