sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um jantar de pizas e uma interessante coincidência


No sábado passado recebi a Helena e o Miguel, para um jantar de pizas cá em casa. As mesmas regras de sempre. Os convidados pensam numa piza, de preferência que ainda não tenha sido feita e como a piza escolhida envolve algum secretismo, só no dia é que sabemos o que cada um vai colocar na piza. Apesar de termos alguns ingredientes disponíveis, aconselhamos os nossos convidados a trazem os ingredientes principais. Nós fornecemos a massa para a base da piza, feita na máquina do pão. A receita da massa é a mesma de sempre.

O nosso jantar começou com umas entradinhas: azeitonas, queijo de cabra e ovelha curado, queijo de Azeitão, e salmão:


Salmão fumado com alcaparras e limão
salmão fumado
alcaparras
sumo de 1 limão
cebolinho picado

1. Colocar o salmão fumado num prato.

2. Dispor as alcaparras. Regar com o sumo de limão e polvilhar com o cebolinho picado.


Esta entrada é muito simples, mas fica muito agradável. Desde que a comi no Restaurante Stravaganza que fiquei com vontade de experimentar. Em noite de pizas, achei que seria adequada.

Servi o pão no cestinho que a Helena me ofereceu no dia do almoço em sua casa. O cestinho está sempre agora na minha cozinha. :)

Quando a massa para a piza ficou pronta, dirigimo-nos para a cozinha. Tinha chegado a hora de estendermos a massa e descobrirmos o que iríamos fazer. E coincidência das coincidências, não é que tínhamos pensado em usar espargos ... ovos ... queijo! Como? Sim! Sem sabermos tínhamos pensado na mesma piza! :) Nem imaginam o que nos rimos com esta coincidência. Como se costuma dizer, o mundo é pequeno, mas quando se está em sintonia, fica ainda mais pequenino e as coincidências acontecem naturalmente.


O Ricardo desde que viu a receita da piza de espargos com ovos no livro Pizza de John Lanzafame que ficou com vontade de experimentar. De vez em em quando lembrava-me que queria aquela piza dos espargos com ovo. De tanto o ouvir, aceitei. Aceitei, mas o livro ainda continua num caixote, dos vários cheios de livros que ainda temos para arrumar. Portanto, a piza seria feita de cabeça! Isso pensávamos nós! :)


A piza de espargos com azeite trufado e nozes da Helena e do Miguel resultou na perfeição. Ficou linda e não sobrou nada! A receita foi já publicada pela Helena. Espreitem! Voltou a ficar linda.


Perante a coincidência, há que surpreender. Abri o frigorífico e a despensa e fiz algumas escolhas. Depois da massa estendida coloquei queijos parmesão e mozzarella ralados. Dispus uma camada de cogumelos shiitake cortados, filetes de anchova em azeite, escorridos, fatias de tomate, alcaparras e terminei com mais queijo mozzarella ralado. Servimos com rúcula selvagem. Foi a primeira vez que usei anchovas numa piza. Acabaram por sobressair entre todos os outros ingredientes.


Acompanhámos a preparação das nossas pizas com vinho branco verdelho da Herdade do Esporão.

Para sobremesa a Helena brindou-nos com uma mousse de chocolate, daquelas que eu gosto, intensas! Cremosa, leve, mas em que dá para colocar a colher sem cair. Não resisti a repetir! :) Eu fiz um bolo de pêra e nozes. Apesar de sabor estar agradável, achei que as peras deveriam estar um pouco mais maduras. Mesmo depois de cozido, notavam-se que estavam rijas.


Com a conversa, nem nos apercebemos do tempo a passar. Quando olhámos para o relógio constatámos que o nosso jantar durou mais de oito horas muito felizes. As coincidências existem e são boas, especialmente quando as pessoas se ligam e estão em sintonia. E isso é mesmo muito especial! :)

13 comentários :

Menina do Cupcake disse...

Muito bom, pizzas bem diferentes, adorei a idéia do seu jantar! Muito legal pra uma reunião de amigos! Hehehehe, todo mundo coloca a mão na massa! ((:

Beijinhos

Every time you don't talk to me, I die a little inside.

catarina disse...

é uma excelente ideia essa noite de jantar pizzas e cada um inventar a sua:) resultam boas coincidências e pelos vistos muito saborosas também:)***

Susana Gomes disse...

Eh, eh, eh! As coincidências existem e são deliciosas. :)
Beijinhos!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

As probabilidades de ambas pensarem na mesma pizza são as mesmas que acertar no euromilhões hehehehe

Helena disse...

Querida Laranjinha
Tudo bom:a companhia, a conversa e a comida! E prova disso foi o tempo que passou num ápice ;)
Gostei muito de ler este texto :))
Beijos aos dois.

Receitas para a Felicidade disse...

Ficou para além de linda bem apetitosa, engraçada a coincidência e que jantar bem agradável. Uma mesa deliciosa e tou a ver que um ambiente fantástico...

Beijinhos e bom fim de semana!!

Sandra G disse...

Um jantar maravilhoso, com coincidências divertidas e com companhia excelente.
Bjs

Deborah Martin Salaroli disse...

Pelas fotos deu até pra sentir o cheirinho das pizzas.
Muito boas elas devem ter ficado, né?

Bjs
Deborah

.................
Ah, vc não pode me ajudar a divulgar o concurso em que eu estou participando? É só clicar na imagem no meu blog, escolher 'gostei' e confirmar pelo email que a Tabasco manda! Muito obrigada...

www.delicias1001.com.br

Vânia Costa disse...

Já tinha lido sobre essa fantástica coincidência :) Vocês até já pensam igual ;)
A tua pizza também ficou com óptimo aspecto, bem como a entrada e o bolo!
Que jantar bom!

Beijinho*

Gisela disse...

Que coincidência tão saborosa, estava tudo perfeito
Um beijinho

Susana Antunes disse...

Há coincidências que só existem se houver cumplicidade... ;)
Mais uma agradável noite entre amigos...onde o bom gosto está presente...
Gostei do salmão... muito fácil...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos nossos...

Bombom disse...

Já me ri a imaginar a vossa cara quando viram que tinham tido a mesma ideia, he, he! Mas "safaste-te " bem, com as anchovas, os cogumelos e a mistura de queijos. Também deve ter ficado muito gostosa. A entrada de salmão fica muito colorida e agradável à vista. E as sobremesas também eram de fazer água na boca.Por isso não admira que tenham perdido a noção do tempo!
Boa semana e bjs. Bombom

chopp disse...

Ótimo este post!