sexta-feira, 15 de abril de 2011

Uma salada de favas e o sábio Pitágoras


No século V a.C., o famoso sábio Pitágoras e alguns médicos gregos protestaram contra as favas, que na bacia do Mediterrâneo eram uma importante fonte alimentar. «Segundo a lenda, e a vida real, as favas e o seu pólen estavam associadas a uma doença repentina e aguda que podia causar a morte, sendo que, na verdade, foram elas que indiretamente mataram Pitágoras. Este recusou-se a atravessar um campo de favas para escapar a uma multidão raivosa»*. Anedota ou não, o certo é que Pitágoras ficou para a posteridade ligada a elas.

Eu adoro favas, mas sei que é uma leguminosa que não reúne consenso. Para mim, podem ser guisadas com entrecosto e enchidos salpicadas com uma valente mão de coentros picados, cozidas para saladas ou em sopa, de qualquer uma destas maneiras são sempre bem-vindas. No domingo passado, sem os receios de Pitágoras, entrei num campo de favas e só saí quando tinha já um saco bem cheio. Eu prefiro as pequenas, tenras e suculentas. Quando são assim, não retiro a casca que as envolve.


Ingredientes:
600g de favas cozidas
2 latas de filetes de atum em azeite, previamente escorrido
6 rabanetes cortados às rodelas
1 cebola roxa cortada às rodelas
4 ovos cozidos cortados às rodelas
150g de queijo feta cortado em cubos
1 ramo de salsa picada
sal e pimenta q.b.
azeite e vinagre q.b.


1. Numa taça envolver todos os ingredientes. Temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre a gosto.


Esta salada não tem nenhum segredo. Mas cá em casa agradou tanto que já a repeti!

Boas saladas.


* - in Uma História Saborosa do Mundo de Kenneth F. Kiple.

17 comentários :

Raspas de Laranja disse...

As coisas que tu sabes :))
Eu não gosto de favas, mas confesso que o aspecto da tua salada, está a despertar os sentidos. Bfs :)

Anónimo disse...

Yuam...yuam.... Ahhhhhhh !!! Tenho fomiiiiiiiiiiiiii.
Esta imagens perto da hora do almoço são tramadas.

Sandra G disse...

Sou das pessoas que não gosta de favas.Só se for na sopa e todas trituradas.Os olhos também comem e os meus comeram essa salada, cheia de cor.

Laranjinha ontem fiz o puré de ervilha e adorei.Obrigado.

Bjs

Receitas para a Felicidade disse...

Pois eu não resisto a umas belas favinhas com entrecosto e chouriço mas esta salada também está o maximo Laranjinha, já lhe dava umas boas garfadas,

beijinhos e bom fim de semana!!

Anónimo disse...

Laranjinha, não é anedota não senhora! A doença existe, chama-se favismo (juro!) e é uma doença hereditária, que tem a ver com uma deficiência enzimática. Quem tem essa doença pode desenvolver uma crise se comer favas, daí o nome :)

Beijos *

Ilídia disse...

Laranjinha, cá na Terceira comemos muito favas escoadas, principalmente na altura das touradas. Para ti, que és apreciadora, deixo-te um link com a receita, do blog da Manuela, Delícias e Companhia. Provavelmente, já não são novidade para ti, mas cá vai. Um beijinho
http://deliciasecompanhia.blogspot.com/2008/06/favas-escoadas.html

Cidália disse...

Qualquer coisa nas tuas mãos viram um luxo... até o prato mais simples parece um luxuoso prato!
Eu gosto de favas, principalmente com ovos escalfados, como a minha mãe as fazia... que saudades da comidinha da mãe!
Beijinhos

Sara Ramos disse...

amo favas. gostei muito desta maravilha.

Susana Gomes disse...

Eu adooooro favas e achei esta salada a minha cara. Adoro-as cozidas a vapor, com azeite e vinagre, uns grãos integrais e um peixinho. :)
Faz agora um ano comprámos juntas as primeiras favas da época em Olhão, lembras-te? :))
Beijinhos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ora bem, da lenda de Pitágora não sabia, só lhe conheço o teorema e confesso que não gosto, já as favas é outra história, adoro de todas as maneiras, até simples :)

Pami Sami disse...

Favas!!! Não sabia essa lenda, eu cá nunca receei entrar assim por um campo de favas a dentro!
Tão lindas as tuas fotos bj*

A Paixão da Isa disse...

tu dizes favas? eu sou doida por elas entao com choriço e ovos calfados é mesmo o meu parto gostei muito da tua salada beijinhos e bom fim de semana

Gisela disse...

Favas, venham elas de qualquer maneira que eu adoro. Ainda não comi este ano, mas esta salada tentou-me
beijinhos e bom fim de semana

Babette disse...

Adoro favas! Só lhes torci o nariz num certo jantar.... estava grávida e tinha passado o dia com contracções. Achei melhor não jantar antes de ir à Ordem ver o que se passava... ainda bem que não as comi, pois passado umas 2 horas estavam a nascer as minhas 2 "favinhas" !
Babette

Laranjinha disse...

Raspas de Laranja,
é uma pena não gostares de favas. Volta a experimentar. Às vezes a vida tem destas coisas e o nosso paladar muda.

Anónimo,
obrigada.

Sandra G,
fico tão contente que tenhas feito o puré e que tenhas gostado. Um destes dias quero fazer puré de favas, também deve ficar bom.

Paula Mariana,
favas guisadas com entrecosto também está entre os meus pratos preferidos.

Caos da Cozinha,
Obrigada. Afinal Pitágoras sempre tinha alguma razão em recear as favas! :)

Ilídia,
quando estive nos Açores adorei comer as favas escoadas. Mas nunca fiz. Obrigada pelo link.

Cidália,
gostei da sugestão das favas com ovos escalfados. Só ainda experimentei ervilhas mas com as favas também deve ficar óptimo.

No Conforto da Minha Cozinha,
esta saladinha fica óptima. Combina bem com um dia de calor. :)

Gasparzinha,
a nossa ida ao Algarve foi inesquecível.

Moira,
eu também, gosto de favas de todas as maneiras.

Pami Sami,
Quando encontro um campo de favas, não resito e se puder trazer algumas melhor! :)

A Paixão da Isa,
obrigada pela sugestão. Nunca comi guisadas com ovos escalfados e parece-me uma óptima sugestão.

Gisela,
esta saladinha fica muito agradável e é uma excelente opção para usar as favas.

Babette,
que engraçado. Como um prato de favas ficam associado a um momento tão importante.

Um beijinho.

moranguita disse...

hum eu ca nao sou grande fa de favas mas a salada tem muito bom aspecto
beijinho

Anónimo disse...

Gostei da receita e vou tentar repreti-la. Achei interessante a inclusao dos rabanetes. Os rabanetes sao muito bonitos, mas nao e incluido muitas vezes na culinaria.
Obrigado por partilhar esta (e outras) receitas