terça-feira, 14 de junho de 2011

Bolo de café do Mississipi para a Ana


Desde que li o livro Os Vários Sabores da Vida de Anthony Capella que só penso em fazer sobremesas de café. O livro, a que voltarei uma outra vez, não nos fala de sobremesas mas de café, do negócio do café, de um romance, de um jovem que queria ser escritor e que se vê envolvido num compromisso que o leva a África e ao Brasil, e a descobrir o amor. O livro captou-me a atenção pelos vários aromas do café. Eu, que adoro café, fiquei impelida a fazer receitas com café, principalmente sobremesas. A este tipo de livros eu costumo classificar como perigosos, não pelo conteúdo em si, mas pelo facto de me seduzirem a cozinhar! :)

Quando vi que a Ana desafiava os seus leitores a festejar o seu aniversário com um bolo, soube logo que me iria associar à festa com um bolo de café. A receita é do livro As Melhores Receitas com Café, Edições Asa.


Ingredientes:
225g de farinha com fermento
300ml de café forte, quente
50ml de brandy
150g de chocolate para cozinhar
225g de manteiga partida aos pedaços
225g de açúcar
2 ovos
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
cacau em pó para polvilhar
margarina ou spray para untar a forma
natas batidas ou gelado para acompanhamento


1. Pré-aquecer o forno a 140ºC.

2. Peneirar a farinha para uma taça. Adicionar o sal.

3. Aquecer o café, o brandy, o chocolate e a manteiga em banho-maria. Mexer até estarem ligados. Deitar esta mistura numa taça grande. Adicionar aos poucos o açúcar e bater até estar completamente dissolvido.

4. Juntar a farinha, misturando muito bem, depois os ovos um a um, e por fim a essência de baunilha. Bater até estar tudo bem ligado.

5. Deitar o preparado num forma previamente untada com margarina e polvilhada com cacau. Levar ao forno a cozer durante aproximadamente 65 minutos ou até que um palito inserido no bolo saia seco.

6. Deixar arrefecer na forma durante 15 minutos. Desenformar e depois de frio, polvilhar com cacau em pó.

7. Servir acompanhado de natas batidas ou gelado.


Este bolo fica compacto, intenso, húmido, com um agradável sabor a café.

Espero que este bolo tenha ajudado a tornar mais doce e mais especial a comemoração do aniversário da Ana.

20 comentários :

catarina disse...

que maravilha de bolo!! :DD

Célia disse...

Que bolo mais tentador. Adoro café. O bolo está uma perfeição. Vou levar a receita comigo.
Beijinhos

Sandra G disse...

Puxa, estou água na boca!!!
Maravilha esse bolinho!!

Bjs

Susana disse...

Que aspecto maravilhoso!

conceicao disse...

Só de ler os ingredientes, fiquei logo com vontade de experimentar (eu adoro café.
Bjs

Mónica Silva disse...

Que bolinho perfeitinho, eu não tomo café mas adoro o cheiro e nas sobremesas não sou esquesita :)

Beijinho

Atitude Zen disse...

Olá,
Uma pessoas até fica a salivar só de olhar para as fotos. Deve ser DIVINAL.
Escelente receita.

Betis,
http://www.atitudezen.com

Núria disse...

Eu vi os livros que você recomendou e eu acho que são muito interessantes. Sua receita deve ser delicioso e as fotos são lindas. Uma boa combinação, boa leitura e um bom café.

São Ribeiro disse...

EU QUE SOU VICIADA EM CAFÉ , AMEI ESSE BOLO.
E O ASPECTO....DIVINO.
BJS

Lume Brando disse...

Olé!
Também não passo sem café, mas raramente cozinho com ele, a não ser no tiramisu... O bolo tem óptimo aspecto. Não conhecia o blog da Ana, mas já espreitei e gostei, acho que o bolo é bem merecido ;-)
Um bj
Teresa

Isabel Salvador disse...

que bolo maravilhoso amiga lindo lindo lindo...pode ser também para mim pode adoro bolos de café...bjokinhass

Anónimo disse...

Bom dia!
Obrigada por participares na minha festa de anos. Tem sido uma honra receber as autoras dos blogues que sigo e tanto admiro.

Ontem o viking e eu abrimos uma caixa de biscoitos do F&M e havia uma bolachinhas de café que adorámos. Fiquei logo a pensar em bolo de café, mas uma coisa com "um cheirinho", adoro a ideia de cafés com cheirinhos, ainda se beberá?
Este bolo não podia ser melhor.
Mais uma vez muito obrigada pelo teu bolo.Nada melhor para começar o dia.

beijinhos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Eu não sou amante de sobremesas com café, mas com um aspecto destes seria irresistível provar uma fatia. Como na família há amantes de coisas doces com café, este bolo vai para a lista ;)
Beijocas

Laranjinha disse...

Moira,
espero que gostes. Acompanhado de uma bola de gelado num dia quente, é excelente.

Ana,
eu não queria falta à tua festa de maneira nenhuma! :) Sim, por cá ainda há muita gente que bebe o café com um cheirinho de aguardente.

Belinha,
muito obrigada pelas tuas palavras sempre simpáticas.

Teresa,
depois de ler o livro Os Vários Sabores da Vida fiquei com vontade de fazer receitas com café. A seguir espero fazer um pudim! :)

São,
eu também sou assim, não passo sem café! :)

Núria,
muito obrigada pela visita e comentário.

Atitude Zen,
muito obrigada.

Moni,
este bolinho fica com um agradável sabor a café e chocolate. Mesmo para quem não gosta de café, é capaz de gostar do bolo.

Conceição,
experimenta e diz como correu!

G de Guloseimas, Sandra G., Célia e Catarina
muito obrigada.

Um beijinho.

Filipa disse...

Tenho que partilhar que experimentei a receita na 4a feira e adorei! Fiz só metade da receita para experimentar, ficou baixinho mas um sucesso. substítui o brandy por whisky e acompanhei com sorbet de limão. Obrigada pela maravilhosa receita!

Laranjinha disse...

Filipa,
obrigada eu por partilhar a sua experiência. Fico muito contente em saber que gostou.
Um beijinho.

Ondina Maria disse...

Fiz este bolo (http://coentrosrabanetes.blogspot.com/2011/12/bolo-veludo-de-chocolate-e-cafe.html) e logo se tornou num dos favoritos do homem da casa. Apenas reduzi um pouco ao açucar porque troquei o brandy por vinho do porto mas ficou realmente maravilhoso!
E já tenho pedidos para o Natal :)

Laranjinha disse...

Ondina Maria,
muito obrigada. Fico muito contente em saber que gostaram.
É tão bom esta partilha.

Um beijinho grande e votos de um feliz Natal.

Unknown disse...

pequena questao é manteiga culinaria ou manteiga normal?

Unknown disse...

pequena questao é manteiga culinaria ou manteiga normal?