sexta-feira, 10 de junho de 2011

Salada de bacalhau com laranja à andaluza


Quando viajo faço-me sempre acompanhar de um livrinho preto, como na brincadeira costumo dizer. Um livrinho preto? - dito assim até parece algo estranho, mas não é. É simplesmente um moleskine onde gosto de apontar o que como, onde e algumas impressões da viagem. Mesmo quando por cá vou aos restaurantes, acompanha-me sempre!

Na minha última viagem, que foi na Páscoa à Andaluzia, comi pela primeira vez uma salada de bacalhau com laranja, em Ronda, uma cidade cheia de romantismo. O que me surpreendeu foi a laranja. Curioso juntar laranja a uma salada de bacalhau. Mas não é que fica bom, muito bom até. Não acreditam? Então experimentem e digam-me de vossa justiça.


Ingredientes:
650g de batatas cortadas em quadrados cozidas
2 postas de bacalhau cozidas e desfiadas
4 ovos cozidos
3 dentes de alho
2 cebolas
1,5dl de azeite
2 laranjas
1 raminho de salsa ou coentros picados
azeitonas pretas (facultativo)


1. Numa frigideira colocar o azeite. Levar ao lume e adicionar a cebola e o alho. Deixar frigir até a cebola quebrar.

2. Colocar as batatas, o bacalhau e os ovos cozidos cortados numa taça.

3. Quando o refogado de cebola estiver pronto, retirar do lume e regar com ele, depois de deixar arrefecer um pouco, a mistura de batata. Mexer. Temperar com sal e pimenta a gosto.

4. Adicionar as azeitonas, um raminho de salsa ou de coentros picados. Juntar as laranjas, previamente descascadas e cortadas.

A salada que comi em Ronda não tinha azeitonas, mas eu como adoro, achei que não ficava nada mal!

Daqui a umas horas parto novamente em viagem para a Andaluzia. Passarei por Sevilha com destino a Granada. Estou com imensas expectativas em relação a Granada. Alguma sugestão? Restaurantes? Locais a não perder? Depois conto-vos a minha viagem.

Bons feriados!

16 comentários :

Babette disse...

Olá Laranjinha!
Também ando sempre com um caderninho para anotar essas coisas. Chamo-lhe o caderninho das coisas boas da vida! Anoto refeições, receitas, nomes de livros que quero ler e outros registos bons. Os meus não são necessariamente pretos. O de agora é bastante colorido e gosto de variar também a "embalagem". Ora ainda bem que anotaste esta combinação de bacalhau com laranja. Deixou-me intrigada!
E o workshop lá de baixo pareceu-me verdadeiramente profissional!
Babette

Felismina disse...

Adoro laranja nas saladas, mas com bacalhau nunca exprimentei, parece-me uma boa sugestão...

Unknown disse...

Olá Laranjinha,
eu vivo em Sevilha, e restaurante a experimentar em Sevilha é o Eslava, na calle Eslava, perto da Alameda de Hercules!
Infelizmente ainda nao conheço Granada... está para breve!
Li os posts sobre a última viagem na Andaluzia, e simplesmente adorei! Muito boa a descrição e muito boas fotos!
Boa viagem :)

Fátima Fonseca disse...

Que bela sugestão!
Vou experimentar em breve. Aqui em casa com o verão começa a época das saladinhas;)

Anónimo disse...

Naranjita,

Me encanto el plato ... Remojón Andaluz! Así lo llaman, por tierras andaluzes : )

Que tengas un buen viaje! Y si. Enseñanos esos platos esquisitos qué te vas a comer....
Un besito,

Under A Fig Tree

Gisela disse...

Laranjinha, eu adorei Granada, é uma cidade linda, façam boa viagem e tira apontamentos bons como os desta saladinha
Um beijinho e divirtam-se

Raspas de Laranja disse...

Adorei a salada. A laranja empresta-lhe a frescura.
Granada é uma cidade linda, com muito a descobrir. A não perder Alhambra e Generalife. Na gastronomia, as favas e as migas têm o seu destaque, nos doces a Cuajada entre outros. A romã também está muito associada à cidade. :)) Boa viagem!

Pami Sami disse...

Parece-me uma combinação interessante! A experimentar com certeza ;)
Bom fim de semana*

São Ribeiro disse...

PELO ASPECTO PARECE -ME UMA CONBINAÇÃO BEM DELICIOSA.
NÃO HÁ NADA COMO EXPERMENTAR.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Anónimo disse...

Também comi esta salada na Catalunha, em Barcelona! É deliciosa. Pensei que fosse uma entrada catalã...
Na Andaluzia, onde passei férias muitas vezes, nunca vi este prato.
Aconselho a quem gostar de 'tapas' a ir uns dias até Antequera (Málaga): é a capital das tapas na Andaluzia...! Para todos os gostos.
Marta, Leça da Palmeira

ameixa seca disse...

Uma receita muito apropriada ao blog, gostei :) Divirtam-se!

Caderninho de Receitas disse...

Laranjinha esta saladinha deve ser deliciosa.
Espero que tenhas uma boa viajem e que se divirtam à grande e à fra... Espanhola =)
beijinhos

Anónimo disse...

Olá! encontrei este blog por acaso mas achei engraçado. :) vivo em Granada já há mais de 2 anos e realmente só comi isto uma vez, mas é muito bom. que me desculpe o comentador de acima, mas a capital das tapas é mesmo Granada, o único sítio de Andaluzia e Espanha onde a tapa é grátis. Recomendo o bar Pöe, Oum Kalsoum, Riviera, Bar Provincias (estão todos no centro, perto da catedral) :) Os barrios típicos, Sacromonte e Albaycin, comer churros com chocolate na Plaza Bibrambla e terminal com um belo espectáculo de flamenco numa das famosas 'cuevas'. Ahhh mas há muito muito mais!! Qué lo pases muy bien :) Tita

Su m disse...

Laranjinha,
Que salada tão apetitosa e refrescante. A laranja com o bacalhau deve ser uma combinação muito interessante.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Desconhecia este prato que me parece perfeito. O António esteve no início do ano em Granada e adorou as tapas.
Bjs

Laranjinha disse...

Babette,
adorei a designação caderninho das "coisas boas da vida", mas é isso mesmo. São estas coisas que vale a pena registar. Esta saladinha é muito comum pela Andaluzia. Eu gostei muito, a laranja dá-lhe um toque diferente.

Felisminha, Pami Sami, São, Moira e Su
a laranja fica muito bem nesta salada. Eu quando experimentei também achei curioso ver numa salada de bacalhau laranja, mas o resultado final agradou e muito! :)

Join Nets,
muito obrigada pela sugestão que segui. Gostei imenso de almoçar no restaurante Eslava.

3Bruxinhas,
depois diz como correu. No verão bem fresquinha vai saber muito bem. Voltei a comer esta salada em Granada mas com uma ligeira diferença, usaram a cebola crua.

Under a Fig Tree,
o Remojón Andaluz é uma delícia, em Granada voltei a pedir! :) Uma das coisas que tenho gostado de descobrir é o modo como nos outros países confeccionam o bacalhau.

Gisela,
muito obrigada. Gostei de Granada e fiquei com vontade de voltar.

Raspas de Laranja,
muito obrigada. Visitei Alhambra e o Generalife mas não provei nenhuma das iguarias que referes! :( Mais um pretexto para voltar a Granada! ;)

Ameixinha,
é verdade. Tudo o que leva laranjinha é especial! ;)

Caderninho de Receitas,
muito obrigada.

Tita,
vi o teu email só depois de ter saído de Granada. Nem imaginas a pena com que fiquei. Adorei as tuas sugestões, na minha próxima visita, vou tê-las como referência. É verdade. Há tapas grátis! :)

Um beijinho.