sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Uma refeição com Brio


Quando os supermercados Brio me propuseram o desafio, eu não hesitei e prontamente disse que sim. Os desafios deixam-me sempre a imaginação a trabalhar e para mim, funcionam como um exercício. O desafio colocado consistia em ir às compras a uma das lojas Brio e com os produtos confeccionar uma refeição.

Os supermercados Brio são supermercados biológicos e estão direccionados para um público muito exigente no que toca à qualidade dos produtos, nomeadamente os alimentares. Para mim o supermercado Brio foi uma surpresa. A variedade de produtos biológicos é muito grande. Desde os frescos, passando pela carne, produtos de mercearia (arroz, massas, farinhas, etc.), azeites, vinhos e sumos até aos lacticínios, a oferta é muito variada, desmistificando a ideia de que o que é biológico é obrigatoriamente vegetariano. Ali também encontrei ingredientes que dificilmente encontro noutros supermercados, por exemplo, sementes de papoila, quinoa e outros cereais - vendidos ao peso - diferentes ervas aromáticas (tomilho e o tomilho-limão), tomate cereja, tomate lirose, tomate green zebra, tomate ameixa preta, tomate pêra amarela e tomate de rama. Alguns dos quais, eu nem conhecia.


No meu saco de compras da secção das frutas e vegetais, não resisti às diferentes variedade de tomate, às beringelas frescas e brilhantes, à batata-doce, às abóboras manteiga, às ervas aromáticas e ao ruibarbo. Na secção das carnes optei por um frango do campo.



Sopa de tomate assado com beringela


Ingredientes:
700g de tomate limpo de sementes
1 beringela grande
1 colher de sopa de folhas de tomilho frescas
2 cebolas médias
4 dentes de alho
1dl de azeite
1 cubo de caldo de legumes biológico
5dl de água a ferver
sal
1 pitada de pimenta caiena
queijo feta
cebolinho picado


1. Colocar o tomate, o alho, a beringela cortada em pequenos cubos e as cebolas num tabuleiro de forno. Juntar as folhas de tomilho e mexer. Regar com o azeite e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 45 minutos.

2. Triturar os legumes assados juntamente com um cubo de caldo de legumes, sal, a pimenta caiena e a água.

3. Servir a sopa com queijo feta desfeito e cebolinho picado.


A sopa fica deliciosa. O toque da pimenta caiena com o queijo feta e o cebolinho faz toda a diferença nesta sopa. Eu assei a beringela com a casca, mas quem preferir poderá descascá-la para tornar o creme mais homogéneo. A quantidade de água a utilizar depende da consistência desejada.



Frango do campo assado com tomate, abóbora manteiga e azeitonas


Ingredientes:
1 frango do campo
2 dentes de alho
1 raminho de tomilho
1 raminho de cebolinho
sal e pimenta preta de moinho
200g de cebolinhas para assar
400g de abóbora manteiga
600g de tomate variado (cereja, lirose, green zebra, ameixa preta e pêra amarela)
70g de azeitonas
1dl de azeite
20g de manteiga


1. Picar o alho com o tomilho e o cebolinho. Juntar sal e pimenta acabada de moer. Com esta mistura barrar o frango.

2. Colocar o frango num tabuleiro de forno com as pernas atadas. Em volta dispor as cebolinhas, o tomate, a abóbora manteiga cortada e as azeitonas. Polvilhar os legumes com um pouco de sal.

3. Regar o frango com o azeite. Dispor umas nozinhas de manteiga em cima do peito do frango. Levar a assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante 1h20 aproximadamente.


Servi este frango assado com puré de batata-doce. O frango do campo assado tem diferenças em termos de sabor e na textura da carne comparativamente com o frango de aviário. Neste assado, a carne faz a diferença. Eu gosto do tomate bem assado, mas quem preferir menos poderá juntar o tomate ao frango meia hora depois de estar no forno.



Cheesecake com doce de ruibarbo


Ingredientes:
225g de bolachas de cacau
75g de manteiga à temperatura ambiente
175g de queijo creme
200ml de natas para bater frias
1 colher de sopa de açúcar
150ml de leite condensado
4 folhas de gelatina


1. Triturar as bolachas. Misturar as bolachas com a manteiga.

2. Forrar a base de uma tarteira com fundo amovível com a mistura anterior. Levar ao frigorífico.

3. Bater as natas com uma colher de sopa de açúcar. De seguida adicionar o queijo e o leite condensado e misturar muito bem.

4. Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Escorrer e dissolver levando ao microondas ou em três colheres de sopa de leite a ferver.

5. Juntar a gelatina derretida ao preparado e envolver muito bem.

6. Colocar o preparado na tarteira. Levar ao frio até solidificar.

7. Servir o cheesecake com uma cobertura de doce de ruibarbo.


Ingredientes para doce de ruibarbo para a cobertura:
370g de ruibarbo cortado
1,5dl de sumo de laranja
80g de açúcar
1 colher de sopa de mel
1/2 vagem de baunilha
3 colheres de sopa de compota de morango
1 colher de chá de amido de milho (facultativo)


1. Colocar num tacho o ruibarbo, o sumo de laranja, o açúcar, a baunilha aberta e o mel. Levar ao lume, assim que começar a ferver, baixar o lume e adicionar o amido de milho e a compota de morango. Quando o ruibarbo estiver cozido, retirar do lume. Deixar arrefecer e servir com o cheesecake.


A compota de morango poderá ser substituída por morangos frescos. O doce de ruibarbo fica muito agradável, deixando transparecer um ligeiro sabor acidulado que resulta muito bem com o cheesecake.


Agradeço aos supermercados Brio esta oportunidade. Para mim, foi um desafio muito interessante, que me permitiu conhecer uma das suas lojas e confeccionar uma refeição muito saborosa onde pretendi destacar a qualidade superior dos ingredientes utilizados.


Convido os meus leitores a visitar uma das cinco lojas dos supermercados Brio: Campo de Ourique, Carnaxide, Alcântara, Chiado e agora também no Estoril, a primeira a integrar uma secção de talho.

14 comentários :

Receitas para a Felicidade disse...

Quando será que abrirão aqui no Porto Laranjinha?? Ía adorar visitar estas lojinhas cheias de coisas boas e saudáveis...
Todas as sugestões são uma delicia parabéns pela inciativa e pelo desafio e também pela partilha,

beijinhos!!

Ondina Maria disse...

É uma pena não terem loja no Porto. Claro que por cá temos as típicas mercearias da baixa (Casa Chineza e vizinha, a mercearia Comer e Chorar por mais, a loja do Suribachi, etc. para além das lojas Celeiro) onde já podemos adquirir imensa coisa, mas a parte dos frescos biológicos ainda está pouco explorada. No mercado do Bolhão ainda encontramos alguma coisa.

Essa sopa ficou com um aspecto muito semelhante à que fiz esta semana, de tomate, pimento vermelho, bróculos e flocos de aveia. Fiquei com vontade de experimentar a combinação dos legumes assados :)

saboracasa disse...

Fiquei encantada - uau, adorava passear e fazer umas comprinhas ... será que vão abrir loja no porto?
Faz bem a diferença se for biológico ou se for "indústrial" o sabor é bem diferente. Esta selecção está com ar bem convidativo :)
Beijocas e bom fim de semana

Isa Lourenço disse...

Laranjinha,

3 sugestões fantásticas para uma bela refeição!

Adorei a tua sopa de tomate, também tenho uma receita assim, mas não leva beringela.

Parabéns!!

Bjocas

Gourmet e Gourmand disse...

Nossa Isabel, que post mais legal! Eu também adoro desafios :)
Se eu morasse por aí, essas lojas seriam sempre visitadas por mim. Adorei o seu relato que é, também, bastante insentivador :)
Os produtos parecem ser realmente, produtos de qualidade!
Seu Menu está a altura de um rei ou uma rainha. Tem a mistura ideal do clássico e moderno, parabéns querida :) Com certeza deve ter ficado uma delícia =)
Um abraço, Queila

Anónimo disse...

esse supermercado parece ser muito bom!para mim o frescos são a parte mais importt d um supermercado!
Gostei mt da ementa, parece-me deliciosa!nunca comi nd c ruibarbo..tenho q m aventurar e comprar um dia destes ;)

Laranjinha disse...

Paula Mariana,
eu gostei imenso de visitar a loja do Brio. Tem tanta coisa boa!

Ondina,
eu estou fã das sopas com legumes assados. Esta de tomate e beringela ficou uma delícia. Quando cheguei de férias fiz esta, com tomate e abóbora, que também adorei. Tenho que ir espreitar a tua sopa.

Sabor a Casa,
os produtos biológicos destacam-se logo pelo sabor. Na carne, então, isso tão muito evidente. Muito obrigada.

Cozinha Tricolor,
eu adorei o desafio. Levava algumas ideias do que pensava fazer, mas depois na altura acabamos sempre por mudar de ideias. E isso é muito giro e desafiante. Muito obrigada.

Isa,
muito obrigada. Tenho que ir espreitar a tua sopa. Eu ando fã de sopas com legumes assados.

Queila,
muito obrigada pelas tuas simpáticas palavras, para mim são um incentivo enorme.

Soblushed,
muito obrigada. Tens que experimentar ruibardo. Combina muito bem com morango.

Um beijinho e votos de bom fim-de-semana.

Ana disse...

Fiquei doida com este supermercado! Tenho de arranjar maneira de lá ir :)

Adorei as tuas sugestões.

Beijinhos

Laranjinha disse...

Ana,
muito obrigada.

Um beijinho e bom fim-de-semana.

Ilídia disse...

Um trio de pratos fantásticos, confecionados com ingredientes que, a julgar pelas imagens e pela descrição, também o são. Ainda este fim de semana estive numa quinta biológica aqui na Terceira, a Biofontinhas. Também acredito que a qualidade dos ingredientes é o primeiro passo para o sucesso de um prato. É importante cozinharmos com brio :) Não estivesse nos Açores, ia já a correr a esse supermercado :) Um beijinho.

Anónimo disse...

Laranjinha, que bom que aceitou o desafio. Seus pratos ficaram maravilhosos. Parabéns... e como esses ingredientes... muito bacana. Abraços, Adriana.

Anónimo disse...

Realmente deliciosos! Obrigado por aceitar o nosso desafio :)

Laranjinha disse...

Ilídia,
fiquei curiosa com a quinta que referes. A qualidade dos ingredientes é o primeiro passo para o sucesso de um prato.

Adriana,
muito obrigada.

Brio Supermercado Biológico,
muito obrigada. Adorei o vosso desafio.

Um beijinho e votos de boa semana.

Telita disse...

Visitei, pela primeira vez, o BRIO e adorei. Trouxe maioritariamente legumes!