terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sopa de couve-flor e abóbora assadas com coentros


Comecei, ontem ao final da tarde, a ler o livro Fisiologia do Gosto de Brillat-Savarin. Uma das coisas que achei logo curiosa na obra foram alguns dos seus aforismos:

- Os animais pastam, o homem come. Só o homem de espírito sabe comer;

- Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és;

- A mesa é o único lugar onde nunca nos entediamos durante a primeira hora;

- A descoberta de um novo manjar causa mais felicidade ao género humano do que a descoberta de uma estrela;

- Uma sobremesa sem queijo é como uma bela mulher a quem falta um olho;

- Entreter um convidado é encarregar-se da sua felicidade durante todo o tempo que passar sob o nosso teto.


Comer, como sabemos, não é só uma forma de satisfazermos as nossas necessidades enquanto seres vivos. Comer para o Homem, envolve muitos outros fatores. O saber comer. O saber apreciar. O saber escolher. Envolve prazer, felicidade. Envolve o paladar e o gosto. A comida caracteriza-nos por um lado, enquanto membros de uma cultura e por outro, revela os nossos hábitos, a nossa relação com os alimentos.

O que dirá, a comida que faço, de mim, dos meus hábitos, da minha maneira de viver e de estar? Uma das coisas que procuro é que nunca falte na minha cozinha legumes. Por isso, hoje deixo-vos uma sopa de legumes assados que resultou muito bem.


Ingredientes:
500g de couve-flor
550g de abóbora cortada em cubos
3 dentes de alho
1 cebola cortada em meias luas
pimenta e sal q.b.
1dl de azeite
1 ramo de coentros
1,4L de água quente ou caldo de legumes
1 colher de chá mal cheia de gengibre em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó


1. Aquecer o forno a 200ºC.

2. Colocar num tabuleiro de forno a abóbora, a couve-flor cortada, o alho e a cebola. Temperar com sal e pimenta a gosto. Regar com o azeite e levar ao forno durante 45 minutos. Sensivelmente a meio do tempo, mexer os legumes.

3. Colocar numa panela um ramo de coentros picados. Juntar os legumes assados, reservando uns floretes cortados de couve-flor para servir, e 1 dl de água a ferver. Triturar a mistura.

4. Adicionar a restante água e mexer a sopa. Temperar com o gengibre e os cominhos. Se necessário retificar o sal.

5. Servir a sopa com uma fatia de couve-flor assada.


Esta sopa tem um delicioso aroma a coentros e ligeiro toque das especiarias, o que a torna excelente, para além de ficar muito cremosa. Uma delícia, portanto!


P.S.: A partir de hoje, é possível seguir o Cinco Quartos de Laranja no Google+.

13 comentários :

a disse...

Hummm...que maravilhosa sopinha!! Então para estes dias friorentos sabem tão bem...
Beijinhos

Fê Dayrell disse...

Hum... esta sopinha deve ter ficado da pontinha da orelha.
Que delícia
Bjo

Su m disse...

Desde que descobri a maravilha da abóbora assada que também não quero outra coisa. Couve-flor ainda nunca experimentar, mas esta parece-me uma excelente receita pelo que não irá tardar muito :)

Coisas Minhas e da Cozinha disse...

Olhe o que lhe posso dizer é que - Gosto de tudo! Das receitas, da forma como escreve e das suas fotos nem se fala!
Beijos e felicidades

Sofia.Lopez disse...

Olá Laranjinha,
Gostei muito do último... "Entreter um convidado é encarregar-se da sua felicidade durante todo o tempo que passar sob o nosso teto." Realmente a felicidade de ter conviddos em casa resume-se mesmo a isto, zelar pela sua felicidade e satisfação...
A tua comida dirá que és uma pessoa de requinte, bom gosto e saudável, de corpo e mente...

Gostei muito da tua sopa, com legumes assados ainda não experimentei, mas levo comigo a receita...hoje saiu na minha cozinha uma com os legumes refogados.
Beijinho

Anónimo disse...

Olá!
Tambëm tenho o livro, mas em inglês, ainda sö lhe dei uma olhadela, tantos livros tantos livros e só dois olhos!!
Gostei da sopa, uso muito couve-flor nas bases de sopa, mas fiquei a sonhar com os coentrinhos.

bjs

Ondina Maria disse...

Acho que a tua comida diz imensas coisas boas sobre a tua maneira de viver e estar. E diz principalmente coisas saudáveis, amor, carinho e atenção. Acho que isso se reflecte quer nas tuas receitas quer na forma cuidadosa como as apresentas, sempre com bom gosto e elegância.

Inês Ginja disse...

Perfeita essa sopa. Reconfortante para a alma. Cá em casa também não podem faltar os legumes e as sopas. A abóbora assada e os coentros são uma excelente combinação. Adorei ler essas frases do livro.
Um beijinho.

Ramona Alina disse...

Mmmm...maravilha:)

saboracasa disse...

verdade comer é um ato social, a começar com esta sopinha hmmm deixa logo todos bem dispostos e quentinhos ...
fica bem
paula

conceicao disse...

Adoro sopa com legumes assados, então esta com coentros deve se excelente.
Bjs

Anónimo disse...

gosto desta sopinha e fiquei curiosa em relação ao livro~
:)
Mané
http://obolodatiarosa.blogspot.com/

Laranjinha disse...

Mané,
ainda vou no início do livro, mas estou a gostar. Adorei estes aforismos! A sopa fica uma delícia. Cremosa e cheia de sabor.

Conceição,
os coentros, nesta sopa, dão-lhe um toque muito especial. Fica óptima.

Paula,
é verdade. :)

Ramona Alina e Ginja,
muito obrigada.

Ondina Maria,
muito obrigada. As tuas palavras deixaram-me muito contente.

Ana,
para ler tudo o que gostávamos, realmente dois olhos é pouco! ;) Eu vou tentando gerir as prioridades. Este livro era um dos queria ler este ano. Espero conseguir.

Sofia Lopez,
nem imaginas como o teu comentário me deixou feliz. Muito obrigada pelas tuas palavras.

Coisas Minhas e da Cozinha,
muito obrigada. Fico muito contente.

Su,
eu ando fã das sopas de legumes assados. Experimenta com couve-flor. Acho que vais gostar.

Fê,
muito obrigada.

Sandra Batista,
nestes dias a sopa não pode faltar. Faz-nos bem. Ao corpo e à alma.

Um beijinho. Obrigada a todos pela vossa visita e comentários.
Bom fim-de-semana.