sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bolo de tangerina e coco ralado


Em Dezembro, chegam em abundância as tangerinas à minha cozinha. Para usar as primeiras da estação pensei em fazer um bolo. Mas que bolo? Não queria algo nada complicado. Um bolo agradável que me fizesse companhia durante a tarde do feriado enquanto acabava de ler um artigo, com 88 páginas - já podia ser um livro! - intitulado Alimentos e Alimentação no Portugal Quinhentista de Isabel Maria Fernandes, publicado em Abril de 2004 na Revista Guimarães e disponível através do Repositório da Universidade do Minho.

Sem nenhuma receita escolhida para o bolo, resolvi fazer uma pesquisa no site All Recipes e encontrei uma que me agradou. Mas como sabem, eu gosto sempre de dar um toque pessoal às receitas nas quais me inspiro, por isso, adaptei quantidades e introduzi o coco ralado. Achei que os sabores do coco e da tangerina iriam fazer uma combinação interessante. Cá em casa, adorámos.


Ingredientes:
170g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
175g de açúcar
3 ovos
200g de farinha com fermento
150ml de sumo de tangerina
raspa de 3 a 4 tangerinas
30g de coco ralado


1. Bater a manteiga com o açúcar.

2. Adicionar os ovos um a um, e bater muito bem a cada adição.

3. Juntar a farinha e mexer.

4. Adicionar o sumo, a raspa das tangerinas e o coco. Mexer.

5. Colocar o preparado numa forma untada com margarina.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos, antes de retirar o bolo com um palito verificar a cozedura.


O bolo fica com um delicioso aroma a tangerina e o coco ajuda a dar textura. Já agora aviso que se come muito bem e depressa! Espero que gostem.

38 comentários :

bimboca.com disse...

Lindooooo a foto esta linda. e o bolo deve ser divinal. com tangerian nunca experimentei. Os de laranja e limao sao bons este tambem o deve ser.Bjinhos

Mónica Silva disse...

Laranjinha gosto imenso de tangerinas e também já chegaram algumas à minha cozinha mas já foram gastas, na proxima remessa vou fazer este bolinho só pelo facto de levar côco já me agrada imenso.

Beijinho e bom fim de semana

Coisas Minhas e da Cozinha disse...

Tangerina e côco. Ora aí está uma combinação que eu devo adorar.
Esse bolo ficou com um apsecto delicioso!

Letrícia disse...

Ai, que bolo bonito. Estou com tangerinas em casa, doida para bater um bolinho, mas sem tempo nenhum :-/ com essa inspiração, quem sabe neste fim de semana?

Beijo!

Sofia.Lopez disse...

Olá Laranjinha,
Acho que a combinação deve ser deliciosa...ficou um bolo lindo e com uma textura fantástica!
Beijinho e bom fim de semana

Inês Ginja disse...

Parece delicioso Laranjinha! Bem refrescante e original. Perfeito com um chá.
Um beijinho.

risonha disse...

cá em casa também abundam as tangerinas nesta altura do ano. acho que tenho mesmo que levar esta receita comigo!

Autora do Blog disse...

De facto, uma combinação interessante e muito apelativa que anúncia um bolo delicioso.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Luisa Alexandra disse...

Um bolo com dois sabores que adoro, a tangerina e o côco combinam muito bem!

Receitas da Minha Cozinha disse...

Fiz esta receita hoje, sem tirar nem pôr. Apenas fiz uma cobertura. Estava deliciosa, obrigada pela receita! Vou repetir. Bjs,

Ameixinha disse...

Nunca experimentei fazer nada com tangerina, acabam sempre por ser comidas ao natural. Este bolo ficou mesmo com cara de tangerina, bela cor :)

MissB disse...

Hummmm o teu bolo ficou com um aspecto maravilhoso! ADOREI! :) nunca experimentei bolo de tangerina, mas é uma óptima sugestão!

Beijinhos e bom fim-de-semana ^^

Su m disse...

Uhmmm... que bela combinação. Aliás, côco para mim é algo que fica sempre bem num doce :)
Lindas fotos como sempre ;)

Ondina Maria disse...

Que bela ideia para utilizar tangerinas! Cá por casa já as temos pelo menos há 3 semanas e como consumidora única (o Marco nem as cheira) tenho dificuldade em escoar a "produção". Talvez substitua o côco por amêndoa, que também funciona lindamente com a tangerina.
Na noite de Natal, a última coisa que como são duas tangerinas, para ajudar a desenjoar dos doces e porque adoro este fruto! Assim como adoro dióspiros, que por estarem a terminar deram origem a um lindo e saboroso bolo com especiarias. A casa ficou perfumada com um aroma inebriante! Bom fim de semana :)

Marina disse...

Humm, excelente! Gostei muito e vou levar a receita comigo!
Um beijinho.

Paula disse...

Deve ter ficado uma delícia, o aspecto é maravilhoso! Bjs

Anónimo disse...

Acabei de provar :) Ficou optimo! Obrigado*

Gourmet e Gourmand disse...

Nossa que delicioso bolo :o Fiquei com água na boca :)
Um beijo,
Queila

Rita disse...

Como deve ficar boa a combinação de coco com tangerina. Parece delicioso e tem uma cor linda!
Bjinho e boa semana!

Laranjinha disse...

Bimboca,
a tangerina dá um aroma muito agradável aos bolos. Acho que vais gostar.

Mónica,
experimenta este bolo. Vais gostar.

Coisas Minhas e da Cozinha,
a tangerina e o coco resultaram muito bem. Cá em casa adorámos.

Letrícia,
se tiveres oportunidade experimenta este bolo. Não te vais arrepender.

Sofia Lopez,
muito obrigada.

Ginja,
este bolo combina na perfeição com um chá. Delicioso.

Risonha,
acho que vais gostar.


A Autora do blog,
o coco e a tangerina resultam numa combinação muito agradável. O bolo fica fofo e aromático.

Luísa Alexandra,
muito obrigada.

Receitas da Minha Cozinha,
fiquei tão contente ao saber que fez o bolo. Muito obrigada. Já vou espreitar!

Ameixinha,
a tangerina dá um toque muito perfumado aos bolos. És capaz de gostar.

MissB,
este foi o segundo bolo se não me engano que fiz com tangerina. O outro que fiz é com tangerinas cozidas e também fica uma delícia.

Su,
muito obrigada.

Ondina,
experimenta fazer este bolo. Acho que és capaz de gostar. Imagino o cheirinho delicioso do bolo de dióspiro com especiarias.

Marina,
leva. Se experimentares, depois diz como correu.

Make Popular,
muito obrigada.

"Anónimo",
muito obrigada.

Queila,
muito obrigada. O bolo fica realmente muito agradável.

Rita,
eu gostei imenso deste bolo. Ficou aromático, com textura e macio. Uma delícia.

Muito obrigada pela vossa visita e comentários.

Um beijinho.

Sandra G disse...

Um bolinho muito apetitoso!
Bjs

Marmita disse...

Que delicia.. tb adoro tangerinas.. adorei o teu bolo!beijos

Anónimo disse...

Experimentei e ficou uma delicia. Desapareceu num instantinho...

Laranjinha disse...

Sandra G. e Marmita,
muito obrigada.

Burntsugar,
muito obrigada. Estes bolos que desaparecem num instante são óptimos.

Um beijinho.

Pandora disse...

Eu mal vi a receita fiquei com água na boca. Experimentei-o para o Natal e foi um sucesso. Publiquei o rsesultado: http://momentogastronomicodaraiozinho.blogs.sapo.pt/57701.html

Isabel disse...

Laranjinha,
fiz esta receita que partilhou no seu lindíssimo blog e cá em casa adorámos! Mais uma receita deliciosa daqui! Muito obrigada e uma excelente semana! :)

Vera disse...

Vou fazer agora! Descobri ontem o seu blog e ja fiz duas receitas, adorei, parabéns!

Laranjinha disse...

Raio de Luar,
muito obrigada.
Já fui ver e ficou lindo. Parabéns.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Isabel,

fico muito contente em saber que gostaram.
Um beijinho grande.

Laranjinha disse...

Olá Vera,
espero que gostes deste bolo.
Cá em casa fez sucesso.

Um beijinho e espero que voltes.
Bom domingo.

Sonita disse...

Fiz ontem este bolo e ficou mesmo muito bom. O mais pequeno até pede para repetir... ;)
Obrigada por partilhar. Como diz o outro... sucesso garantido!

Laranjinha disse...

Olá Sonita,

fico muito contente em saber que o bolo fez sucesso aí em casa. O mais pequeno tem razão em pedir ... come-se num instante, não é?

Um beijinho.

Anónimo disse...

Uma pergunta de alguém um pouco inexperiente na cozinha: quando diz para bater a manteiga como açúcar pode ser com a varinha mágica?

Laranjinha disse...

Olá,
com a varinha mágica, não aconselho. Pode usar uma batedeira ou o método mais tradicional, com uma colher. Como é pouca quantidade de manteiga bate-se bem com uma colher de pau ou similar. Aconselho que use a manteiga à temperatura ambiente.

Votos de bom ano de 2013.

L disse...

Como tinha umas tangerinas um pouco amargas vindas do pomar da minha avó, decidi experimentar esta receita. Incluí um pouco de sumo de laranja para dar um pouco da doçura que estava a faltar às tangerinas e o resultado foi um sucesso!
Obrigada pela receita!

Laranjinha disse...

Olá Liz,
fico muito contente que tenha gostado. Eu adoro este bolo e faz-se num instante.
Um beijinho.

Cozinhar sem Lactose disse...

Excelente combinação! Tenho que provar!

Isabel Mendes disse...

Testada e aprovada! Uma delícia! Obrigada pela receita e parabéns pela criatividade!