segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um fim-de-semana em Bragança


Que bem que soube estar em Bragança. No fim-de-semana de 3 e 4 de Novembro de 2012 estive nesta cidade para participar na Feira Norcaça - Norpesca & Norcastanha, a convite da organização do evento. Esta foi a primeira vez que fui a Bragança e trago de lá muito boas recordações.

Assim que cheguei, uma das coisas que percebi logo é que por terras de Trás-os-Montes é-se muito bem recebido e que se come muito bem. No festival tive a possibilidade de provar diversas iguarias e produtos da região. Começando pelas castanhas, quentinhas que iam sendo distribuídas aos visitantes e a que eu nunca dizia que não. Adoro castanhas assadas. Sabem tão bem. Não resisti a uma feijoada, ao javali, à posta de vitela grelhada, ao galo do campo no tacho, aos marmelos em vinho tinto, que estavam tão bons e uns ouriços com pasta doce de castanha que eram de comer e pedir por mais, da Sweet Gourmet, entre muitas outras coisas boas que partilhei à mesa com os meus anfitriões e os restantes convidados do evento.


Nesta feira tive a possibilidade de assitir a vários showcookings, apresentados e moderados pela Fátima Moura. O desafio colocado aos chefs que visitaram o evento foi confeccionarem pratos onde privilegiassem os produtos da região, desde a caça, a pesca, os enchidos e as castanhas.

A primeira apresentação a que assisti foi à do chef Hélio Loureiro, do restaurante do Hotel Porto Palácio, que nos surpreendeu com filetes de truta servidos com compota de cebola roxa, broa de milho frita e tomate-cereja salteado, e veado com marmelos salteados com maçã, puré de batata-doce com castanhas. O chef Hélio Loureiro é um filho da terra e partilhou com a audiência algumas das suas lembranças à volta da comida desta região, desde a memória do pão, dos folares, do presunto, dos enchidos e da boa carne.


O chef José Cordeiro, do restaurante Feitoria, fez duas apresentações no sábado, e ao seu lado esteve o chef Paulo Abreu, da Casa da Lavandeira. Numa delas cozinhou lebre em vinho tinto com cuscos. No final da sua apresentação dedicou este prato a Bragança, na qual tem parte das suas raízes. O segundo prato foi azedo com molho de pimento vermelho e grelos. O chef Cordeiro conquistou a audiência com as suas apresentações.


O chef Pedro Sequeira, do Hotel Intercontinental do Porto, apresentou-nos truta arco-íris marinada e fumada com casca de castanha, com puré de tupinambo ou alcachofra de Jerusalém e com beterraba. O chef finalizou o prato com alho-francês frito, crocante. Remeteu a apresentação deste prato para as suas memórias de infância que viveu na Lousã. Desde a pesca no rio, até ao fumo do peixe grelhado.


Para além destas apresentações, este ano a organização decidiu trazer ao evento o chef Luís Barradas para um workshop e duas apresentações de sushi com peixe do rio (achigã, truta, carpa, lúcio e barbo) e outros produtos locais tais como a castanha, o dióspiro, a nabiça e o azeite. Quando comemos sushi uma das coisas que nos passa logo pela cabeça é a qualidade e a frescura do peixe. Ali, não havia qualquer dúvida. O peixe chegava vivo às mãos do chef. Quando vi e tive a possibilidade de tirar alguns dos peixes da rede de pesca, só pensei, isto é mesmo único e especial. Uma das coisas que adorei feitas pelo Luís foi o sushi com couve penca em vez da tradicional alga. Nunca tinha experimentado, mas fica muito bom.


Ainda neste fim-de-semana assisti ao lançamento do livro Comeres Bragançanos e Transmontanos de Armando Fernandes que já entrou na minha lista de leituras. Sinto uma curiosidade imensa em saber mais sobre as nossas tradições e este livro vai por certo dar-me uma grande ajuda.


Ao visitar o evento fiquei surpreendida com o número de expositores, alguns vindos do outro lado da fronteira e que me deram a conhecer, por exemplo, chouriço de cavalo, entre outros tipos variados de enchidos e produtos fumados à base de carne. Foi curioso ver quanta coisa boa se produz na região de Trás-os-Montes, desde os enchidos, os azeites, as castanhas, as compotas, os frutos secos, o pão, os doces e o vinho. De Bragança trouxe a vontade de experimentar vários produtos da região na minha cozinha. Um desses produtos foi os cuscos, o outro será o azedo e quem sabe se consigo fazer butelo com cascas.

Bragança é uma terra de coisas boas a que por certo espero (tenho que) voltar.

11 comentários :

Sandra disse...

Este ano não pude ir e só agora é que vi o que perdi.
Como Brigantina, que sou, fico muito feliz por teres gostado e teres sido muito bem recebida.
Aguardamos a tua próxima visita.
Bjs.

Cristina disse...

E eu tive o prazer de participar no showcooking de sushi :-) e conheci a Isabel pessoalmente :-) foi óptimo :-)Volte sempre!

Diogo Marques disse...

Isso é que é um fim de semana delicioso!! Grande evento e fotos :)

CC disse...

Que fim de semana Fantástico!

Receitas de Sedução disse...

Fico feliz que tenha gostado de Traz os Montes. Eu sou de Mirandela e conheço bem Bragança e os seus costumes. Sabia que iria ser bem recebida, pois nós os Transmontanos gostamos de receber bem.
Adorei as fotos.
Devo dizer-lhe que butelo com cascas é mesmo muito bom.

Beijinhos.

Laranjinha disse...

Sandra,
foi a primeira vez que fui a este evento e adorei a dinâmica. Haviam várias iniciativas a decorrer ao mesmo tempo, ligadas à caça e à pesca. E dentro do pavilhão também. Para não falar da boa comida e da hospitalidade dos brigantinos.
Fiquei com vontade de voltar a Bragança.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Cristina,
adorei conhecê-la. E o workshop correu muito bem. Fazer sushi em Bragança foi um sucesso.

Um beijinho grande.

Laranjinha disse...

Olá Diogo,
foi mesmo. Eu adorei estar em Bragança.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Mónica,
muito obrigada.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

CC,
muito obrigada.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Receitas de Sedução,
muito obrigada. Foi um fim-de-semana muito especial.
Gostei mesmo muito.

Um beijinho.