segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Salada de melancia com queijo feta e sementes de papoila

Este verão ofereceram-me duas melancias. Uma levei para comer com a família nos dias que passei em Santa Luzia, no Algarve. A outra ficou à espera de destino na minha cozinha. Quando voltei, transformei parte da melancia em sumo, comemos umas fatias num dia à noite e ainda sobrou para fazer uma salada.

A melancia fresquinha sabe bem, com a polpa vermelhinha e refrescante, mas eu não sou uma grande fã. Aceitei estas melancias com vontade de contrariar esta minha tendência de ligar muito pouco a este fruto e até fazer umas receitas como, por exemplo um granizado. Houve alturas, já há uns bons anos, em que o meu sogro Joaquim fazia questão que eu comesse melancia. Sempre que ia lá a casa jantar mais coisa menos coisa havia melancia. Como a confiança ainda era pouca e já que toda a gente sentada à mesa comia melancia, eu assim fazia. De vez em quando lá dizia: "uma fatia fininha, chega!". Eu própria não percebo muito bem porque nunca penso em comer ou comprar melancia. Em casa dos meus pais sempre me lembro de haver melancia e ai de quem se atrevesse a comer o coração ou castelo sem o repartir!

Quando os meus sogros souberam que eu não era grande fã de melancia, fartaram-se de rir e desde essa altura brincam sempre comigo, especialmente quando há melancia para a sobremesa. A brincadeira teve tais proporções que num ano tive direito a um bolo algarvio em forma de fatia de melancia. :)


Ingredientes:
1 fatia de melancia limpa de casca e sementes cortada aos cubos
1/2 pepino cortado
70 g de azeitonas pretas às rodelas
150 g de queijo feta cortado em cubos
1 raminho de hortelã picado finamente
1 raminho de salsa picado
pimenta q.b.
sumo de 1 lima
1 colher de sopa de sementes de papoila
2 colheres de sopa de azeite

1. Misturar o sumo de lima com o azeite, a pimenta e as sementes de papoila.

2. Numa taça colocar os restantes ingredientes. Adicionar o molho, mexer e servir.


A salada fica muito agradável, especialmente se a melancia estiver bem fresca. Nesta receita a hortelã é fundamental, combina muito bem com a melancia. A receita é do blogue Food Stories.

15 comentários :

Chef Daniel Deywes disse...

Agora fiquei curioso pelo sabor desse prato...


abraço

Daniel Moura

Filipa disse...

Ficou muito tentador! E, com o calor que se espreita, nada melhor do que continuarmos com saladinhas bem fresquinhas como esta! beijinho

marmita disse...

Ai que delícia... ADORO!

Especialmente Gaspas disse...

Onde arranjas as sementes de papoila?

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Depois de saber que melancia é boa em salada, já posso provar todas as outras receitas, esta será tua também está com ótimo aspecto e imagino que as sementinhas lhe devem dar um crocante especial.
Beijocas

Gisela disse...

Ao contrário de ti eu sou doida por melancia, este ano comi tantas ...meu Deus, foi até fartar,
e andei para fazer uma salada identica à tua todo o Verão, mas comia as melancias todas e nunca chegava para a salada...lol
gostei muito e vou fazer com certeza
beijos

ameixa seca disse...

Já somos duas, não ligo nada a melancia... aquilo é mais água que mais nada :) Mas assim na salada ficou bem apelativa!

Isabel (pipoka) disse...

Então já somos três (eu, tu e a Ameixa)! Comi melancia 3 ou 4 vezes na vida, não sou fã. Na maioria das vezes sabe-me a água com açúcar que é coisa que detesto. No entanto, comida na salada acompanhada de queijo feta, fica uma delícia. mas tenho que dizer que, nesse caso, prefiro uma melancia pouco doce.


bjs

Tangerina disse...

Gosto tanto, tanto, que podia comer todos os dias ;) Este ano deve ter sido dos anos em que comi mais, umas fantásticas vindas "lá dos teus lados" ;)

Beijinhos Grandes,
Carlota

Laranjinha disse...

Especialmente Gaspas,

normalmente compro as sementes numa loja de produtos diéticos, Espiral, mesmo junto ao largo D. Estefânia. Se não conseguires encontrar, diz-me.
Um beijinho

Especialmente Gaspas disse...

Vou tentar encontrar! Obrigada! :)

Graellsia disse...

O colorido é tão tentador! :) Vou experimentar! :)

Diogo Gomes disse...

esta receita é óptima para entrada para um almoço de verão.. fiz algumas vezes este verão:P muito bom mesmo

Cabra Caprichosa disse...

Já usei outras frutas e até mesmo gelatina mas melancia ainda tenho que experimentar!!! :D méééé

http://asreceitasdacabra.blogspot.com
http://www.facebook.com/queijosaloio
http://www.facebook.com/acabrapalhais
http://www.youtube.com/acabrapalhais

moranguita disse...

por acaso tamebm nao sou muito fa
prefiro um melao_:-)
mas a salda tem uma boa cxara
beijinhos