terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Camembert recheado para um jantar de amigos


Na passada sexta-feira organizei um jantar com uns amigos, o Nuno, que já conhecem de jantares cá em casa, das suas pizas de sucesso e do prato de xacuti, a Graciete e a Susana, que conheci, ambas, nessa noite. A Susana começou a interessar-se pela gastronomia recentemente e fiquei muito contente em saber que o Cinco Quartos de Laranja é dos blogues que visita regularmente.


Começámos o nosso jantar com umas pequenas entradas: azeitonas recheadas com anchovas, azeitonas pretas curadas pela minha mãe, amendoins torrados com mel e sal, favas fritas e queijo camembert recheado com frutos secos. Na mesa não faltou um cestinho com pão de cerveja e nozes, feito pelo Ricardo na máquina do pão.


A receita do camembert recheado encontrei-a na revista Food and Travel de Agosto/Setembro de 2008.


Camembert recheado
1 queijo camembert (com uma consistência por igual)
1 figo seco cortado em pedaços
2 alperces secos cortados
1 colher de chá de folha de aipo cortada

1. Cortar o queijo ao meio.

2. Misturar os restantes ingredientes e colocar numa das metades do queijo. Colocar a outra metade por cima, pressionar e levar ao frigorífico até servir.

Eu usei um queijo que tinha no frigorífico e ao cortar uma das metades não ficou com o queijo por igual, refiro isto, porque também vos poderá acontecer. No entanto, o resultado final em nada foi prejudicado. A entrada ficou óptima e digo-vos, não sobrou nada. Não há melhor elogio a uma cozinheira! ;)

Para acompanhar a nossa refeição o Nuno brindou-nos com duas garrafas de vinho Lambrusco italiano, uma Donelli rosato amabile e uma Cavicchioli frizzante rosso.

Como prato principal servi um risotto de caril vermelho com cogumelos shiitake e camarões que estava muito bom, com uma grande mistura de sabores mas que combinaram de forma equilibrada.


Para sobremesa a Susana brindou-nos com um magnífico bolo de chocolate.


E eu fiz o bolo de chocolate do blogue Three Fat Ladies que provei num encontro de Natal das participantes do projecto 4 por 6, em Almeirim. Como gostei tanto, não resisti a experimentar. O bolo fica intenso, húmido, excelente para quem adora chocolate.


Para sobremesa servi também uma tarte tatin de maçã acompanhada com gelado de baunilha.


Tarte tatin de maçã
1 embalagem de massa folha fresca
120 g de açúcar mascavado claro
70 g de margarina ou manteiga
6 a 7 maçãs
sumo de 1 limão
canela

1. Descascar as maçãs. À medida que são descascadas, ir regando com sumo de limão para não oxidarem.

2. Colocar numa forma redonda o açúcar e a margarina. Levar ao lume. Assim que a manteiga estiver derretida, mexer e deixar envolver os ingredientes mexendo durante um a dois minutos. Adicionar as metades de maçã. Polvilhar com canela a gosto. Colocá-las primeiro com as metades cortadas para baixo e depois virá-las.

3. Assim que as maçãs estiverem macias, colocar a massa folhada. Picar a massa com um garfo.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 200º C cerca de 20 minutos ou até a massa folhada estar douradinha. Assim que sair do forno, desenformar, de modo a que a massa folhada fique na base do prato de servir e as maçãs no topo.

5. Servir a tarte com bolas de gelado de baunilha.


Esta tarte faz-se tão bem e é muito rápida. Assim que desenformarem a tarte, poderão polvilhá-la com nozes picadas. A tarte fica mais bonita feita no dia em que é servida e de preferência ainda morninha. Assim contrasta muito bem com o gelado.

A acompanhar as sobremesas, O Ricardo serviu um vinho branco Outono de Santar colheita tardia 2005.

O jantar prolongou-se noite dentro. Quando a conversa é boa, nem se dá pelo tempo passar.

14 comentários :

Filipa disse...

Olá, podes dizer exactamente qual o link para a receita do bolo no three fat ladies? é "o meu bolo de chocolate favorito"?
Muito Obrigada, Filipa

Raquel Alabaça disse...

Um jantar delicioso, em boa companhia e com uma ementa tão boa.

Beijinhos

Barida disse...

Laranjinha,
imagino que esse jantar foi mesmo um sucesso :) adorei a ementa que apresentaste, e entao essa tarte tatin e o bolo de chocolate, tenho de provar em breve! Beijinho e obrigada por partilhares connosco mais uma vivencia

Babette disse...

Que ementa tão saborosa para presentear amigos de sempre e novos amigos. Esse risotto esrá com um aspecto divinal... E que grande elogio esse, quando algo que fazemos desaparece num instante. Nem são preciso comentários! Até porque falar com a boca cheia é indelicado!!...
Babette

ameixa seca disse...

Isso é que foi comilança, que belos pratos :)

Deborah Martin Salaroli disse...

Tudo isso? Num dia só?
Impossível comer tudinho. Isso não é justo. Por que não me chamou?
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Nelinha disse...

Que pratos deliciosos!!!
Sem desprimor para os restantes, espero ver um dia destes a receita do risotto no seu blog. Fiquei maravilhada com o excelente aspecto!!!
Beijinhos

Sandra G disse...

Simplesmente fantástico.

Bjs

Laranjinha disse...

Filipa, o link ( http://threefatladies.blogspot.com/2008/02/o-meu-bolo-de-chocolate-favorito.html ) está ali "embebido" no texto: "Eu fiz o bolo de chocolate do blogue (...)".

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Nelinha, já publiquei a receita do risotto.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Rachel, Barida, Babette, Ameixa Seca, Deborah, Sandra G., obrigada pelos vossos comentários. Realmente foi uma refeição e convívio muito agradáveis!

Um beijinho.

Filipa disse...

Obrigada!
Filipa

Bombom disse...

Tantas delícias de uma vez só! Gostei muito da entrada de Camembert recheado com frutos secos, que acho bem original. O Bolo de Chocolate das Three Fat Ladies é como as tuas Pataniscas de Bacalhau, que já correm mundo pela sua fama! E a Tarte Tatin nunca fiz, mas acho bastante simples e muito saborosa.
E agora vão todos para a lista das receitas a testar. Obrigada, Laranjinha! Bjs. Bombom

moranguita disse...

bem que belo jantar esse ai em casa.
co tanta coisa bao foi dificil comer pouqinho. a tarte esta libda nunca fiz e de facto e uma sobremesa simples e bem rapida.
beijovcas